Barra Velha promove no próximo dia 31 de outubro sua 1ª Caminhada Ecológica, numa iniciativa da Fundação Municipal de Turismo da Prefeitura, juntamente com o escritório local da Epagri e apoio da Secretaria de Saúde local e Fundação Municipal de Esportes (FME).
O evento, segundo a presidente da Fundação de Turismo, Conceição Freitas, se baseia na busca pela qualidade de vida, que faz com que as pessoas busquem opções de lazer em benefício do corpo e da mente, e também porque caminhadas ecológicas estão ganhando cada vez mais espaços e participantes em todo o mundo.
O roteiro desenvolvido prevê um trajeto de 10km, e contemplará três bairros da zona rural de Barra Velha – Medeiros, Rio Novo e Itinga. “Nossa intenção é também valorizar e divulgar a área rural de Barra Velha através da prática esportiva e do turismo”, observa Conceição. “E vamos ainda integrar os moradores da área rural com quem vive em outros bairros”, acrescenta. Dependendo dos resultados atingidos, a intenção é manter a atração no calendário de eventos de Barra Velha.
A Fundação de Turismo, juntamente com a Secretaria Municipal de Turismo, convidam todos os interessados em participar, entre entidades e associações, comunidade local, turistas, visitantes, corredores e outros desportistas, além de adeptos das caminhadas e comunidade de cidades vizinhas.
O evento terá sua partida e sua chegada no Parque Aquático Gralha Azul, no Itinga 2, com acompanhamento de monitores que atuam no setor, além de enfermeiros e paramédicos. Após a caminhada, será servido um café colonial, além da promoção de atividades físicas diversas no parque e sorteio de brindes.
Para participar, interessados de todas as idades devem inscrever-se até dia 27 de outubro na Fundação de Turismo, na Praça Lauro Carneiro de Loyola, no centro (fone 3446-1231), levando documento de identidade. No momento da saída e também na chegada, será medida a pressão arterial dos participantes, e serão feitas atividades de alongamento por parte da Fundação de Esportes.
Os participantes também terão água mineral durante o trajeto. A Fundação de Turismo pede que os participantes levem lanches ou frutas durante o percurso, roupas e calçados confortáveis, além do protetor solar, repelentes e boné, e prefiram calças de moletom. Sacos de lixo e capas de chuva também são oportunas.
Programação:
9h – Saída Parque Aquático Gralha Azul
· Aferição de pressão arterial – Sec. Saúde
· Alongamento / Orientações – Fundação de Esportes
· Água Mineral – Ponto de Abastecimento
11h – Chegada com Sorteio de Brindes e confraternização
· Alongamento
· Aferição pressão arterial – Sec. Saúde
· Encerramento
O que levar?
· Uma mochila pequena. A mochila deixa as suas mãos livres e distribui o peso nas suas costas de maneira uniforme, evitando problemas de coluna.
· Duas ou três garrafinhas de água mineral de 500ml. Mais do que isso é levar peso morto. Evite levar garrafas de vidro.
· Boné e filtro solar
· Repelente contra mosquitos
· Capa de chuva para eventual mudança de tempo
· Saco plástico para o lixo
· Tênis ou Bota com solado aderente. Se você for comprar um calçado para as atividades, amacie-o antes.
· Vá preferencialmente de calça comprida, evitando o jeans. O ideal são calças tipo moletom, tac-tel ou lycra, pois não dificultam o movimento do joelho. Bermudas e shorts facilitam o ataque de mosquitos e aumentam a possibilidade de coceira nas pernas pelo atrito com a vegetação.
· Um lanche, basicamente de alimentos energéticos (Sanduíche natural sem maionese, frutas, frutas secas, granola, chocolate, etc.)
· Máquina fotográfica
Fonte: Assessoría de Imprensa