A retomada das hidrovias em Santa Catarina foi defendida na Federação das Indústrias (Fiesc), nesta quinta-feira (20), durante reunião da Câmara de Transporte e Logística, pelo diretor geral da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR) – Joinville, engenheiro Fernando Camacho, Entre as vantagens do transporte hidroviário, estão a maior eficiência energética, capacidade de concentração de cargas, vida útil da infraestrutura, dos equipamentos e veículos, segurança da carga e controle fiscal.
“Este modal de transporte permite menor consumo de combustível, menos emissão de poluentes, reduz os congestionamentos de trânsito e acidentes, tem custos mais baixos de infraestrutura e operacionais, além de menor impacto ambiental e emissão de ruído”, defendeu Camacho. Ele fez um resgate histórico do modal, que já foi importante na matriz de transporte em Santa Catarina.
O engenheiro defendeu como prioridades para desenvolver as hidrovias no estado a necessidade de regular o transporte hidroviário de passageiros e de cargas, criar a estrutura de governo para gerir a política hidroviária do estado, estudar o potencial hidroviário catarinense – considerando questões como extensão, calado, vazão e obstáculos -, estabelecer incentivos ao desenvolvimento e estimular a construção naval artesanal, para evitar o desaparecimento de estaleiros familiares em Barra do Sul e Tijucas.
Outros aspectos importantes, conforme Camacho, são compatibilizar os projetos hidroviários e os de geração de energia com o aproveitamento hidroviário urbano de passageiro, como em Joinville, Florianópolis e Itajaí. "Com encontros como esses, a Fiesc cumpre seu papel de animar o debate acerca de questões importantes como essas", comenta o presidente da instituição, Alcantaro Corrêa.
Modal de transporte
A primeira hidrovia de Santa Catarina interliga os municípios de Joinville e São Francisco do Sul, passando pelo Rio Cachoeira, Lagoa do Saguaçu e Baía Babitonga. O projeto foi idealizado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional (SDR) – Joinville, com autorização do Departamento Estadual de Transportes e Terminais (Deter) e aprovado pela Delegacia da Capitania dos Portos de São Francisco do Sul, bem como pelo Centro de Hidrografia da Marinha (CHM).
Com extensão aproximada de 23 quilômetros entre o Terminal Hidroviário de Joinville (Mercado Público) e o Terminal de Passageiros de São Francisco do Sul (Centro Histórico), a região Norte possui a primeira hidrovia de Santa Catarina implantada pelo Governo do Estado. Segundo a Capitania dos Portos de São Francisco do Sul, mais de 11 mil embarcações são beneficiadas com esta sinalização internacional que direciona os barcos.
Fonte: Assessoría de Imprensa