Florianópolis – O Centro de Educação a Distância (Cead), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), deverá iniciar, a partir de abril, inscrições para cerca de mil vagas do curso de Pedagogia a Distância destinadas aos professores de séries iniciais em Santa Catarina que ainda não têm graduação. As vagas foram autorizadas pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e as aulas serão ministradas a partir de agosto em convênio com a Universidade Aberta do Brasil (UAB).
Pelo acordo, a Udesc vai arcar com os custos de manutenção dos docentes e a UAB, com o restante das despesas, como diárias, material didático e pagamento de tutores. Ao todo, existem 6.200 vagas disponíveis para o curso de Pedagogia a Distância da Udesc. Com a abertura de mil vagas, as inscrições para as outras 5.200 vão depender da autorização da Capes e da liberação de recursos.
Atualmente, a Udesc mantém 1.250 alunos no curso de Pedagogia a Distância, distribuídos em 39 turmas em 20 municípios de Santa Catarina. Cerca de 350 estão na terceira fase e o restante na quarta, com 80% das aulas sendo a distância e 20% de modo presencial.
Os alunos estão distribuídos em Araranguá, Blumenau, Braço do Norte, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Itapema, Joinville, Laguna, Otacílio Costa, Palhoça, Palmitos, Pouso Redondo, São Bento do Sul, São José, São Miguel do Oeste, Tubarão e Treze Tílias.
Desde a sua criação com a primeira turma em 1999, o curso de Pedagogia a Distância da Udesc já formou 14.592 alunos, dos quais 617 no Amapá e 872 no Maranhão. O curso tem duração de quatro anos, podendo alcançar sete anos no máximo.