domingo, dezembro 22, 2024

1500 litros de óleo de cozinha residencial foram arrecadados em Penha

Penha – O primeiro trimestre do programa de coleta de óleo de cozinha residencial usado de Penha registrou uma média de 150 litros retirados do meio ambiente  cada mês. A informação é do secretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Abrão Laurentino Neves Filho, que contabilizou o total da coleta de janeiro a março desse ano, a partir dos litros de óleo deixados em quatro supermercados locais, além de uma empresa de produção de salgados.  

Iniciado em julho do ano passado, o programa já totalizou 1.519 litros de óleo retirados do meio ambiente através de urnas coletoras instaladas nos supermrecados Brusville, Provesi, Silva, Braz e também na Anarquia Salgados. O secretário Abrão, entretanto, informa que por questões internas, o supermercado Braz solicitou sua retirada do projeto, e foi então incluído o Kajota, recém-inaugurado.

Desde o início do projeto, o campeão de coleta é o Brusville, com média de 90 litros repassados mensalmente. Abrão e a engenheira ambiental Ana Paula dos Santos comentam que a intenção da Semde é cada vez mais divulgar o projeto, visando criar a cultura de retirada deste óleo do meio ambiente.

Entre os malefícios do óleo de cozinha usado, quando descartado de modo errado, é que segundo estudos, um litro desse tipo de óleo contamina até um milhão de litros de água, e espalha-se na superfície de rios e represas, causando danos à fauna aquática. Ana frisa ainda que quando despejado no ralo da pia, o óleo de cozinha residencial usado permanece retido no encanamento e entope tubulações.

Para depositar o óleo nos coletores, a comunidade precisa levar o líquido dentro de uma garrafa plástica com tampa. Essa atitude manterá o coletor limpo e não resultará em problemas de higiene para os proprietários dos supermercados. Para dar suporte à destinação correta, a Semde firmou convênio com a empresa Ita Resíduos, que é responsável pela destinação final e correta do óleo.

Para você, consumidor, destinar o seu óleo residencial, basta levá-lo acondicionado dentro de uma garrafa pet. O projeto resulta de lei municipal de autoria do vereador Claudinei Ruduitte Pressi (PSDB), sancionado pelo prefeito Evandro Navegantes (PSDB). Para informações mais detalhadas sobre o projeto, é possível conversar com a engenheira ambiental Ana Paula, através do fone (47) 3345.4878, na Semde.
 
UNOPressPress

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Alegria para Tereceira Idade e Clubes de Mães em Arroio do Silva

Balneário Arroio do Silva viveu momentos de muita alegria...

Sushi com Carne Bovina é Destaque em Restaurante de Itapema

O Alma Gastro e Bar, localizado no Sofistic Hotel...

Café da Manhã nas Alturas: Experiência Única em Balneário Camboriú

Comece seu dia com uma experiência inesquecível em Balneário Camboriú! Desfrute de um delicioso café da manhã com vista panorâmica da cidade na FG Big Wheel. Reserve já seu lugar!

Inovação Gerenciada com IA: O Futuro da Liderança nos Negócios

A inovação não deve ser um acaso, mas um...