Jaraguá do Sul – Os quatro primeiro pluviômetros, de um total de 20 aparelhos, já estão na sede da Secretaria Municipal da Defesa Civil da Prefeitura de Jaraguá do Sul. O repasse faz parte do Projeto “Pluviômetros nas Comunidades”, uma iniciativa do Governo Federal mediante parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) ao qual esta vinculado o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – com sede no interior de São Paulo – além do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres do Ministério da Integração Nacional (MI).
Segundo o secretário municipal da Defesa Civil, Marcelo Heinz Prochnow, Jaraguá do Sul foi uma das primeiras cidades brasileiras a se inscrever para aquisição destes equipamentos junto ao Cemaden tendo se credenciado logo nas primeiras semanas de janeiro quando houve o lançamento do projeto. Ainda não há previsão para a chegada dos outros 16 aparelhos. que futuramente também devem fazer parte do projeto de Núcleos de Defesa Civil (Nudec) sendo distribuídos em pontos estratégicos da cidade.
O projeto “Pluviômetros nas Comunidades” visa introduzir a cultura da percepção de riscos de desastres naturais no Brasil, envolvendo a população que vive em áreas de risco, fortalecendo as capacidades locais de enfrentamento de eventos adversos. Prevê ainda distribuição pelo País de 1000 pluviômetros semiautomáticos para serem instalados em áreas de risco e operados por equipes da comunidade local, especialmente treinadas e, desta forma, promover o engajamento e a conscientização dos moradores, completando a rede de informações hidrometeorológicas que fazem parte da estrutura observacional do país para o monitoramento e alertas de desastres naturais.
Além destes novos pluviômetros em termos de tecnologia de prevenção de desastres naturais Jaraguá do Sul hoje dispõe de seis estações hidrometeorológicas em funcionamento sendo cinco delas instaladas na Barra do Rio Cerro e que pertencem à empresa Malwee Malhas, e outra, do grupo Arroz Urbano, no Jaraguá Esquerdo. Existem outras 18 estações como estas resultantes da parceria entre Defesa Civil de Jaraguá do Sul e Centro Católica de Santa Catarina que estão em fase de implementação. O município conta ainda uma estação meteorológica da Epagri, localizada no bairro Jaraguazinho.