Videira – A 20ª edição da Vindima, festa que marca o início da colheita da uva em Videira atraiu mais de 1.500 visitantes à Comunidade de Rondinha no último fim de semana. O evento promovido por integrantes da Comunidade de Rondinha em parceria com a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura movimentou o setor cultural do município resgatando a tradição trazida pelos colonizadores italianos.
Foram dois dias de festa, que iniciou com um jantar dançante tipicamente italiano que foi prestigiado pelo prefeito interino – Lourenço Becker e outras autoridades locais. No cardápio os visitantes puderam degustar pratos tradicionais como o tortéi, macarrão, galinha ao molho, polenta, galeto, porco assado, pão e saladas. Tudo regado ao bom vinho produzido na Comunidade de Rondinha. Na abertura, também houve a apresentação da Rainha da Vindima Natalia da Rocha de Sede Etelvina, escolhida no ano passado, durante a realização do Baile do Vinho e das princesas Daniela Viecelli (Anta Gorda) e Sabrine Toniolli (Rio das Pedras).
No domingo (30), a programação foi dedicada a resgatar a história de João e Josefina, fundadores da comunidade de Rondinha, anfitriã do evento. O resgate abordou a cultura alegre dos colonizadores através de jogos como quatrilho, truco e bocha e também as canções e piadas, característica fortes desta comunidade e de seus moradores, herança deixada pelos antepassados.
Ainda no domingo, aconteceu a demonstração da colheita da uva da forma simples e primária, como acontecia na época dos colonizadores. Uma missa rezada no dialeto italiano pelo Padre Lauro Spor e cantada pelo coral italiano de Arroio Trinta também marcou o dia. Já o grupo teatral da Klic Produção Artística contou a história de João e Josefina e os legados por eles deixados à todos os que vivem e que viveram na Comunidade. A apresentação contou com a participação de 20 pessoas da Comunidade de Rondinha e do Conjunto Mister Z , cujos músicos também são pertencentes à comunidade anfitriã da festa.
À tarde a animação ficou por conta do humorista Edgar Maróstica de Serafina Correa-RS e durante todo o dia os visitantes também puderam visitar o Museu João e Josefina Zago que abriga o acervo histórico e Cultural da Família Zago. “Com certeza foram momentos marcados pela típica alegria dos italianos com muita música, uva, vinho e comidas. Não tenho dúvidas que, a exemplo de anos anteriores, este evento emocionou os mais velhos que vivenciaram estes momentos e os mais novos que puderam conhecer como viviam seus antepassados”, apontou o secretário de Turismo e Cultura – Clemir Schmitt , enaltecendo o trabalho dos moradores da Comunidade de Rondinha pelo espírito de equipe que fez com que a festa alcançasse o sucesso de organização e de público, além de promover o resgate da cultura do vinho , da uva, e culinária italiana da região.
Silvia Angélica Palma
Fotos: Pedro Schaitel e Clemir Schmitt
UNOPressPress