quarta-feira, fevereiro 5, 2025

20a Festa da Vindima resgata tradição e atrai mais de 1.500 visitantes

Videira –  A 20ª edição da Vindima, festa  que marca o início da colheita da uva em Videira atraiu mais de 1.500 visitantes à Comunidade de Rondinha no último fim de semana. O evento promovido por integrantes da Comunidade de Rondinha  em parceria com a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura movimentou o setor cultural do município resgatando a tradição trazida pelos colonizadores italianos.

Foram dois dias de festa, que iniciou com um jantar dançante tipicamente italiano que foi prestigiado pelo prefeito interino – Lourenço Becker e outras autoridades locais. No cardápio os visitantes puderam degustar pratos tradicionais como o tortéi, macarrão, galinha ao molho, polenta, galeto, porco assado, pão e saladas. Tudo regado ao bom vinho produzido na Comunidade de Rondinha.  Na abertura, também houve a apresentação da Rainha da Vindima Natalia da Rocha de Sede Etelvina, escolhida no ano passado, durante a realização do Baile do Vinho e das princesas Daniela Viecelli (Anta Gorda) e Sabrine Toniolli  (Rio das Pedras).
 
No domingo (30), a programação foi dedicada a resgatar a história de João e Josefina, fundadores da comunidade de Rondinha, anfitriã do evento.  O resgate abordou  a cultura alegre dos colonizadores  através de jogos como quatrilho, truco e bocha e também as canções e piadas, característica fortes desta comunidade e de seus moradores, herança deixada pelos antepassados.
 
Ainda no domingo, aconteceu a demonstração da colheita da uva da forma simples e primária, como acontecia na época dos colonizadores. Uma missa rezada no dialeto italiano pelo Padre Lauro Spor e cantada pelo coral italiano de Arroio Trinta também marcou o dia. Já o grupo teatral da Klic Produção Artística contou a história de João e Josefina e os legados por eles deixados à todos os que vivem e que viveram na Comunidade. A apresentação contou com a participação de 20 pessoas da Comunidade de Rondinha e do Conjunto Mister Z , cujos músicos também são pertencentes à comunidade anfitriã da festa.
 
À tarde a animação ficou por conta do humorista Edgar Maróstica de Serafina Correa-RS e durante todo o dia os visitantes também puderam visitar o Museu João e Josefina Zago que abriga o acervo histórico e Cultural da Família Zago. “Com certeza foram  momentos marcados pela típica alegria dos italianos com muita música, uva, vinho e comidas. Não tenho dúvidas que, a exemplo de anos anteriores, este evento emocionou os mais velhos que vivenciaram estes momentos e os mais novos que puderam conhecer como viviam seus antepassados”, apontou o secretário de Turismo e Cultura – Clemir Schmitt , enaltecendo o trabalho dos moradores da Comunidade de Rondinha  pelo espírito de equipe que fez com que a festa alcançasse o sucesso de organização e de público, além de promover o resgate da cultura do vinho , da uva, e culinária italiana da região.

Silvia Angélica Palma
Fotos: Pedro Schaitel e Clemir Schmitt
UNOPressPress

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Alegria para Tereceira Idade e Clubes de Mães em Arroio do Silva

Balneário Arroio do Silva viveu momentos de muita alegria...

Sushi com Carne Bovina é Destaque em Restaurante de Itapema

O Alma Gastro e Bar, localizado no Sofistic Hotel...

Café da Manhã nas Alturas: Experiência Única em Balneário Camboriú

Comece seu dia com uma experiência inesquecível em Balneário Camboriú! Desfrute de um delicioso café da manhã com vista panorâmica da cidade na FG Big Wheel. Reserve já seu lugar!

Inovação Gerenciada com IA: O Futuro da Liderança nos Negócios

A inovação não deve ser um acaso, mas um...