Ponte Serrada – A comunidade de Santa Terezinha, interior de Ponte Serrada, prepara novidades para o cardapio da *III Festa do Pinhão* que acontece no dia 27 de junho. Os novos pratos, pastel de pinhãoo e beijinho de pinhÃo serão servidos como lanche da tarde. No almoço, o pinhão também serão a base para o preparo de pratos como entreveiro, porco assado e recheado com farofa de pinhão, salpicão, croquete, canapé com pate de pinhão, torta salgada de frango e pinhão e paçoca salgada de pinhão.
Recentemente, a Epapri e a secretaria de Agricultura promoveram uma viagem de conhecimento a serra catarinense com um grupo de agricultores locais.
Eles visitaram agroindustrias de processamento do pinhão e também coletores da semente que se tornou símbolo da região. Lá aprenderam a elaborar novos pratos a base do pinhão que agora serão apresentados na festa. O município possui um roteiro de festas comunitárias. Cada comunidade evidencia o potencial local como, por exemplo, a festa da mandioca, da galinha caipira, da ovelha e outras.
Arca das Letras
A secretaria da Agricultura de Ponte Serrada estará recebendo, no próximo dia 29, mais uma coleção da Arca das Letras. A Arca das Letras é um projeto do governo federal que consiste em uma ampla coleção de livros voltada ao aprendizado de moradores de comunidades rurais. Será determinada uma comunidade para receber a coleção que permanece de forma itinerante, na casa dos agricultores. Segundo o secretário Olivo Cortelini, o município já possui duas coleções da Arca das Letras que estão nas comunidades de 25 de Maio e Baia Baixa.
A solenidade de entrega desta terceira coleção da Arca acontece no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, durante uma reunião do Conselho Municipal de Agricultura. Na oportunidade também estarão sendo abordados assuntos como o programa troca-troca de calcário e o andamento do projeto de fomento da bacia leiteira. O encontro inicia às 9h .