Criciúma – Sorrisos, brincadeiras e diversão e muito aprendizado marcaram o dia de hoje (5), na praça Nereu Ramos, em Criciúma, durante a realização da 2ª Mostra de Apoio Pedagógico: A Arte de Aprender. “Expusemos trabalhos realizados durante as aulas de apoio pedagógico como, jogos e atividades de forma lúdica, ou seja, tornando as aulas mais dinâmicas e prazerosas”, disse a secretária do sistema de Educação, Roseli de Lucca Pizzolo.
Durante o período da manhã passaram, pelos estandes da Educação, cerca de 300 crianças, que usufruíram e se divertiram. “Através dessas atividades buscamos despertar, no aluno, o prazer pelo aprendizado”, emendou a coordenadora pedagógica, Gislaine Machado Silveira.
Todos os trabalhos foram feitos com material reciclável. “Além da exposição, temos jogos para manuseio dos participantes”, disse, Gislaine, acrescentando que o resultado faz parte de atividades de aprendizagem cognitivas que desenvolvem o raciocínio do aluno como, jogo da memória, ludo alfabético e conseqüentemente o aumento na qualidade de ensino.
Cinqüenta professores que participam das atividades mostraram os jogos e atividades utilizadas como a professora, Keila Simon, que estava auxiliando na feira. “Esses jogos e atividades servem para sanar dificuldades que alguns alunos encontram em sala. Através dessas ‘brincadeiras’ o aluno aprende a ler, reconhecer as letras, contar, interpretar textos, entre outros”, ressaltou Keila.
Estão sendo expostos trabalhos confeccionados em cerca de 50 escolas da rede municipal de ensino, do 1º ao 5º ano. Várias escolas do Município foram convidadas para prestigiar o evento que se estende até às 17 horas de hoje.