Blumenau – Atualmente 40 moradores de rua estão em permanência no Abrigo Municipal de Blumenau (Amblu) contra o frio intenso previsto para o Estado nesta semana. A iniciativa é do Poder Público, especialmente da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes) que, desde sexta-feira, dia 19, está deslocando uma equipe de educadores sociais no contato com as pessoas de rua com o objetivo de orientá-las a procurar o local. Além disso, um cobertor esta sendo doado às pessoas que não têm interesse em ficar no Amblu.
“Quase 600 cobertores já foram doados às famílias necessitadas em Blumenau desde o mês de maio”, diz o secretário da Semudes, Marco Antônio Wanrowsky. O contato com os moradores de rua está sendo feito com o apoio de um veículo da Amblu. Somente no primeiro dia de mobilização, 13 pessoas foram abordadas, sendo que nove aceitaram permanecer no abrigo e quatro receberam cobertores.
O abrigo funciona na rua Rudold Roedel, 145, no bairro Salto Weissbach, uma transversal da rua Bahia. O contato pode ser feito pelo telefone 47 3381-7777. A Prefeitura também reforça que a população pode usar este número para fazer denúncia de algum morador de rua.
Serviços disponíveis
Entre os serviços disponíveis no município estão o Centro POP, uma referência no atendimento ao morador de rua que funciona cinco dias por semana. Além do apoio de uma equipe técnica, a instituição promove orientação e encaminhamento para os serviços de abrigo existentes no município.
O endereço é rua Capitão Santos, 145, no bairro Garcia. O telefone é 47 3381-6614. Paralelamente, Blumenau também conta com o serviço de Abordagem Social, que é ofertado de forma contínua e programada no município com o objetivo de assegurar o trabalho social de contato e busca ativa da população em situação de rua.
O serviço funciona das 8h às 17h, em conjunto com a equipe do Centro POP. Após este horário, a Abordagem Social trabalha em parceria com o Amblu.
O contato para o serviço pode ser efetivado também pelo número 47 3381-7777.
Joni César
UNOPress