Bombinhas – “Talvez não tenhamos feito um trabalho perfeito, mas sempre procuramos buscar o que era de melhor para a população de Bombinhas e para os turistas que estiveram aqui no feriadão do final de semana”. Essas foram as palavras proferidas, em coro, pelo Prefeito Manoel Marcílio dos Santos, Vice-Prefeito Claudemiro João Schmit, pelo Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Cláudio de Souza, Secretário da Pesca Cesar Aldo Lopes, e outros segmentos do município envolvidos diretamente na organização da 14ª Festa do Pescador e 13ª Festa do Marisco, realizada na praia de Zimbros, de 3 a 7 de setembro.
O evento, pela primeira vez, reuniu as duas festas tradicionais em apenas uma, na praia de Zimbros, com participação, na abertura, de mais de 3 mil pessoas. Bandas locais e shows nacionais com Nenhum de Nós, Dominguinhos, Garotos de Ouro, Eric e Matheus, Enovir Machado e a cantora Gospel Mariana Valadão embalaram os participantes, que ainda degustaram o que há de melhor na gastronomia de Bombinhas, com barracas montadas estrategicamente num espaço destinado aos maricultores e pescadores.
Além das atrações musicais e gastronômicas, a festa contou ainda coma tradicional corrida de canoas a motor, corrida de caico, com uma grande mobilização na praia no domingo de sol pela manhã, workshop com o chef Muller, num caminhão montado especialmente para ensinar as pessoas a preparar pratos à base de frutos do mar, a entrega da premiação e exposição dos melhores trabalhos da Jornada Fotográfica, torneio de dominó, organizado pela Fundação Municipal de Esportes, exposição de artesanato da terra, brinquedos para crianças e muitas outras diversões.
Com o privilégio de uma manhã de sol e temperatura bastante agradável, o feriado de 7 de Setembro foi marcado por um desfile das escolas municipais e estaduais de Bombinhas. Segundo a Secretaria de Educação, foi o melhor organizado de todos os tempos, numa bonita homenagem ao homem do mar.
Outros destaques da festa ficaram por conta da segurança, que espalhou policiais por todos os pavilhões e nas cercanias do evento, eliminando qualquer ameaça de tumulto ou briga; da Vigilância Sanitária Municipal, que fiscalizou de perto a utilização de luvas e toupa na manipulação de alimentos; da Secretaria da Saúde, que disponibilizou uma ambulância e enfermeiros para todos os dias do evento.
Segundo o Secretariado Municipal, agora a comunidade vai receber uma pesquisa para saber dos bombinenses o que acharam da festa. Na pesquisa as pessoas, sem citar nomes, poderão dar sugestões para o próximo evento e fazer algumas críticas.
A profissionalização da festa, com a contratação da Empresa Tâmisa Eventos, certamente trouxe muitos benefícios a toda a população.
Carlos Neto
Jornalista