Produtos que causam câncer e que fazem parte do nosso cotidiano, desde itens de limpeza até alimentos, contêm substâncias químicas prejudiciais. São protutos que usamos todos os dias e fazem mal para nossa saúde
Apesar de estudos anteriores terem subestimado o verdadeiro perigo dos produtos químicos que usamos na rotina diária, negligenciando os riscos potenciais quando essas substâncias sáo combinadas.
Entretanto, uma recente pesquisa, 174 cientistas de 28 países revisaram estudos para investigar a conexão entre a exposição a essas misturas de produtos químicos “comuns e inevitáveis” e o desenvolvimento de câncer.
Uma nova pesquisa revelou os produtos que causam câncer e usamos diariamente – incluindo um encontrado em batatas fritas, que em combinação com outros que usamos diariamente, como por exemplo a pasta de dentes, pode aumentar o risco de câncer.
Neste estudo os pesquisadores sugerem a combinação com os outros produtos químicos podem provocar mudanças celular que podem levar ao câncer. Entre os produtos que causam câncer foram assinalados:
Triclosan
Triclosan é encontrado em sabonetes antibacterianos, medicamentos, sabonetes, loções, desodorantes e cremes. Este agente antimicrobiano apresenta potencial disruptor endócrino e pode contribuir para a resistência bacteriana.
Vários estudos indicam que o Triclosan pode atuar como um disruptor endócrino e contribuir para a resistência aos antibióticos, impactando negativamente nosso sistema hormonal e potencialmente aumentando os riscos à saúde a longo prazo. Essa capacidade de criar resistência também representa uma preocupação significativa, tornando-o um candidato a produto causador de câncer.
Ftalatos
Os Ftalatos estão Presentes em plásticos e cosméticos. Entretanto, estes compostos interferem no sistema hormonal e podem afetar o desenvolvimento reprodutivo e a fertilidade.
O ftalato é conhecido por aumentar a maleabilidade do plástico, deixando-o mais flexível e facilitando sua utilização em uma variedade de produtos, como hidratantes, spray de cabelo, sabonetes líquidos, antitranspirantes, desodorantes, condicionadores, embalagens de cosméticos, pastas de dente, shampoo e lubrificantes.
Os ftalatos dão aquele aspecto líquido ou de cremosidade. Embora sejam responsáveis pelo brilho e pela fixação da cor de esmaltes de unha e permitem que perfumes durem mais tempo.
No entanto, sua presença representa um risco significativo para a saúde humana, uma vez que pode causar danos ao sistema endócrino.
O aquecimento de recipientes plásticos contendo alimentos pode liberar substâncias nocivas com potencial de causar câncer, como a dioxina, o bisfenol A (BPA) e os ftalatos.
Além dos cosméticos, os ftalatos podem estar presentes em embalagens para alimentos, copos plásticos, tubos de PVC, aparatos médicos (bolsas de sangue e para aplicação de medicamentos como o soro) e brinquedos para crianças.
Dióxido de Titânio
Utilizado em protetor solar e alimentos, estudos recentes sugerem que pode ser genotóxico e levar a mutações celulares (DNA).
Acrilamida
Formada em alimentos ricos em amido sob altas temperaturas, é considerada um carcinógeno Classe 2A pela Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC).
A Acrilamida é encontrado nas batatas fritas, batata chips, batata frita industrializada, batata frita pré-frita, batata frita feita em casa, pães de leite, biscoitos (cookie, bolacha recheada), mistura para mingau infantil, cereais matinais e café instantâneo. Tudo delicioso, mas mortal!
Atrazina
A Atrazina é uma herbicida utilizado em plantações de milho, estudos demonstram sua potencialidade de aumentar o risco de tumores em humanos quando combinado com outros produtos químicos.
A Atrazina é um outro exemplo de combinação cancerígena. Apesar deste herbicida que é usado em culturas de milho nos EUA e que é considerado como seguro. Mas, ao entrar em contato com o níquel, que é encontrado em panelas e frigideiras para fazer pipoca, por exemplo, pode causar danos a saúde.
Misturando Tudo
Testando os produtos químicos separadamente, embora possam parecer inofensivos, quando acumula ou combina com outros produtos químicos em nossos corpos ao longo do tempo, o resultado pode ser alto perigo de cancêr.
Proteção?
Embora usemos protetor solar para nos resguardar contra o câncer de pele, estudos recentes indicam que certos produtos químicos, como os que usamos diariamente, e que estão presentes nesses produtos podem interagir com substâncias de nosso dia a dia, possivelmente contribuindo para uma preocupante “epidemia global do câncer“.
Dr Yasaei disse que as várias combinações de todas as diferentes substâncias químicas foram quase impossível experimentar juntos.
Fonte:
https://academic.oup.com/journals/
https://www.tjsc.jus.br/web/servidor/dicas-de-saude/-/asset_publisher/0rjJEBzj2Oes/content/plastico-e-cancer
https://www.sema.rs.gov.br/americano-alerta-sobre-efeitos-do-ftalato-ao-organismo-humano
UNOPress