Florianópolis – Santa Catarina alcançou hoje (12) a marca de 700 mil pessoas vacinadas contra a Gripe A. O número corresponde a apenas 25% da meta, que é imunizar 2,8 milhões de catarinenses até 21 de maio. A atual etapa da campanha, em princípio, era destinada a adultos saudáveis de 20 a 29 anos. Mas para compensar a baixa procura das pessoas que compuseram a fase anterior, os postos de saúde também estão vacinando, até 23 de abril, crianças de 6 meses a 1 ano 11 meses e 29 dias, grávidas em qualquer período da gestação e doentes crônicos menores de 60 anos.
Entre esses grupos, o que teve melhor desempenho até agora foi o das crianças, com a imunização de 112 mil pessoas de 6 meses a menores de 2 anos, o correspondente a quase 90% do público-alvo. Os demais grupos dependem da adesão da população para que a campanha de vacinação tenha êxito em Santa Catarina. Até hoje, foram imunizadas 49 mil gestantes, (60% da meta estimada), 194 mil doentes crônicos de até 60 anos (30% da meta), e 328 mil adultos de 20 a 29 anos (o que também corresponde a 30% da meta).
Uma das maiores preocupações dos técnicos de saúde é com relação às grávidas, já que no ano passado muitas gestantes foram contaminadas pela Gripe A. Dados do Ministério da Saúde apontam que 22% das mulheres em idade fértil que apresentaram a síndrome respiratória aguda grave (DRAG) em decorrência da Influenza H1N1 durante a pandemia de 2009 estavam grávidas. Vale lembrar que as mulheres que engravidarem em qualquer período terão sempre a vacina garantida.
A campanha envolve ainda outras duas etapas. A quarta fase será composta por idosos (acima de 60 anos) portadores de doenças crônicas, que também receberão, na mesma hora, a vacina contra a gripe comum (sazonal). O restante da população nesta faixa etária que não tenha doença crônica receberá apenas a vacina contra a gripe comum. A imunização dos idosos
ocorrerá de 24 de abril a 7 de maio. Já o quinto grupo, formado por adultos saudáveis de 30 a 39 anos, receberá as doses de 10 a 21 de maio.
A vacinação teve início no dia 8 de março, com a imunização de profissionais de saúde e indígenas, grupos que já atingiram a meta da Secretaria de Estado da Saúde.
AI/Redação 24 Horas