Balneário Camboriú – O 7º Encontro Regional de Veículos Antigos, promovido no último final de semana pelo Clube de Veículos Antigos de Balneário Camboriú, filiado ao Veteran Car Club do Brasil, reuniu no parque de exposições Cyro Gevaerd (Santur) aproximadamente 6,4 mil visitantes e 929 expositores. O evento trouxe dezenas de automóveis charmosos, caminhões, ônibus, camionete, motocicletas e até triciclo infantil, todos com mais de 25 anos de fabricação, além de premiar vários destaques.
Foram expostos 266 veículos pertencentes a 38 clubes vindos de várias cidades do Rio de Janeiro, Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Cinco faixas de premiação destacaram o veículo que percorreria a maior distância para participar do encontro, concedido ao proprietário de um Chevrolet 1921, que em ida e volta faria 800 quilômetros; a maior idade somada entre o carro e o seu proprietário, sendo conquistada por um participante de 73 anos que levou seu “Fordinho” de 80 anos; a primeira inscrição realizada por pai e filho – proprietários de dois veículos Ford 1929 em uma única ficha; também foi premiado o clube com maior número de carros inscritos, sendo dado ao Veteran Car Club de Florianópolis, com 27 automóveis e, ainda, premiado o carro destaque do evento, um Chevrolet Bel Air 1957 conversível.
Segundo explica o presidente César Struchiner Costa, do Clube de Carros Antigos de Balneário Camboriú que foi criado há nove anos, para ser proprietário de um carro associado aos clubes de carros antigos é necessário que o veículo tenha mais de 25 anos. Para se obter a placa preta, que é o registro oficial de originalidade do automóvel, é necessário que tenha mais de 30 anos e 85% do veículo seja original, em avaliação realizada por peritos.
“Hoje temos duas categorias de associados, os colecionadores e os simpatizantes”, complementa. O Clube ainda não tem sede própria, mas tem 60 veículos inscritos. São 38 participantes , entre os quais três mulheres, que se reúnem todas às quartas-feiras à noite, no estacionamento da Caixa Econômica Federal em Balneário Camboriú. Também participam de vários encontros regionais e nacionais, sendo o próximo entre os dias 5 e 7 de junho, em Pomerode, promovido pelo Veteran Car Club daquela cidade.
“O importante é que nos reunimos por amor ao antigo e porque além de hobby, mantemos obras sociais com o que sobra de recursos em nossos eventos”, finaliza Cesar. O Clube recentemente construiu um pequeno salão de beleza no interior do Lar dos Velhinhos, em Balneário Camboriú. O 7º Encontro contou com apoio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú. Para mais informações, basta entrar no site www.veterancar-bc.com.br ou pelo telefone (47) 3367-1689 (César).
Silvia C. Bomm
UNOPress