Itajaí – Dentro do calendário oficial de comemorações pelos 150 Anos de emancipação político-administrativa da cidade, remadores de 18 escolas da Rede Municipal de Ensino disputam, na raia do Saco da Fazenda, amanhã, terça-feira, dia 15, a partir das 08 horas, a Regata Cidade de Itajaí 150 Anos – 8ª Regata Cidade de Itajaí de Remo Clássico. Na competição, os remadores lutam por troféus e medalhas nas classes 3ª e 4ª séries, 5ª e 6ª séries e 7ª e 8ª séries, todas envolvendo alunos que frequentam as aulas de remo por meio do projeto desenvolvido em parceria entre a Prefeitura de Itajaí, através da Secretaria da Educação e a Associação Náutica de Itajaí (ANI).
De acordo com o diretor de comunicação da ANI, Orlando França Júnior, em seus nove anos de existência, a entidade já atendeu mais de cinco mil alunos da rede pública de Ensino de Itajaí, com ensinamentos acerca de marinharia, remo e vela no projeto "navegando pela cidadania".
Para Orlando França Júnior, a atividade de remar é ato instintivo para quem vive do mar e no mar. Os fundamentos do remo clássico, realizados em baleeiras de oito remadores com um timoneiro (embarcação típica dos açores, incorporada na tradição da pesca artesanal catarinense), reúne, além do aprendizado da marinharia, a disciplina, a destreza, o respeito e a experiência de viver um momento de ‘estamos no mesmo barco’. “É do conjunto destes valores que nasceu e está orientado o trabalho da Associação Náutica de Itajaí”, finaliza o diretor da ANI.
Outro importante evento na área náutica que celebra o sesquicentenário de emancipação político-administrativa do município ocorre no próximo sábado (19), com a disputa da Regata Cidade de Itajaí 150 Anos etapa Vela Oceânica. A competição inicia às 14 horas,na Praia da Atalaia.
AI/Redação24Horas