segunda-feira, dezembro 23, 2024

IX Conferência Global de Viagens e Turismo

Balneário Camboriú – Um dos estados brasileiros que mais entende a importância do turismo é Santa Catarina. Por isso, a 9ª Conferência Global de Viagens e Turismo (abreviada em WTTC, em inglês), foi sediada em Florianópolis, na última sexta-feira e sábado, 15 e 16 de maio. O presidente do WTTC, Jean-Claude Baumgarten, realizou palestra durante o Fórum Catarinense dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo, sobre as tendências mundiais do setor. Baumgarten elogiou Santa Catarina, pela grande diversidade em turismo.

“Praias, maçãs, cervejas, vinhos, comidas, cachoeiras, mergulho. Santa Catarina já é uma vencedora, pela sua oferta. O que se precisa, é que cada município se torne parceiro do outro, pois cada um tem seu atrativo, seu diferencial. Se houver essa relação de amizade transferida para os negócios em turismo, o Estado vai crescer ainda mais”, explicou o presidente, a uma platéia formada por responsáveis pelo turismo de diversas partes de Santa Catarina. Atentos aos discursos e sentados juntos, a secretária de Turismo de Itajaí, Maria Valdete Orsi, e o secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Cláudio Fernando Dalvesco, acompanhado do seu diretor, Ademar Schneider.

Durante o discurso de Jean-Claude Baumgarten, foi exposta a situação mundial do turismo. Ele explicou que, atualmente, o setor tem um impacto econômico duas vezes maior do que o gerado pela indústria automobilística, entretanto, há mais injeções financeiras na produção de carros.

“Quanto mais alto o cargo de um político, menos ele entende a importância do turismo”, alfinetou o presidente do WTTC, uma entidade sem fins lucrativos, que existe há 20 anos para conscientizar que o turismo representa, nos dias de hoje, 10% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial. Analisou que a indústria das viagens e turismo gera 220 milhões de empregos no mundo e que só em nosso estado, o PIB gerado pelo setor é de 12,5%. “É nosso dever fazer a mídia, os governantes, as pessoas, enfim, entenderem que o turismo é de grande importância. Por isso, criamos a conferência, para essa conscientização mundial”, complementou.

O presidente ainda lembrou que a imprensa se preocupa muito com número de turistas em uma localidade, quando o importante, é o valor econômico gerado por eles. Aqui em Balneário Camboriú, por exemplo, segundo o setor de Planejamento e Pesquisa da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico municipal, a última temporada proporcionou estimados 550 milhões de reais de receita, enquanto que o orçamento do município para este ano inteiro será de pouco mais de 294 milhões de reais. Isso prova a importância e conscientização do turismo, não só dos investidores(sejam públicos ou privados), mas também o setor de serviços, os lojistas, balconistas, hoteleiros, vendedores de milho na praia, enfim, todos que se beneficiam desta economia.

Mais de 50 setores da economia são credores do turismo, direta ou indiretamente. “As pessoas precisam entender que o turismo é bom para todos. Cria empregos, carreiras, é uma indústria poderosa, que emprega muita gente”, enfatizou Baumgarten. Ele lembrou que o turismo deve ser praticado com respeito ao meio ambiente, à cultura e à estrutura social, que são os pilares do desenvolvimento em turismo.

A palestra repassou outras informações importantes aos dirigentes do turismo. Acompanhe algumas:

· Em 2008 o número de turistas no mundo foi de 1,6 bilhão de pessoas, e esse número está crescendo, já que elas estão viajando mais de uma vez por anos. É preciso se preparar para o aumento da demanda, e não esperar que o setor aqueça. Para isso, é necessário enfrentar a burocracia e agir, e quando o dinheiro estiver circulando, nenhum município ou destino será pego de surpresa.

· Analisar de onde estão vindo os turistas, o que os atrai e quais suas expectativas;

· Estar sempre em parceria com a mídia, para que mensagens erradas não sejam difundidas;

· A missão dos dirigentes em turismo, secretários, prefeitos e vices são mais importantes do que se parece ser;

· Oitenta por cento do impacto econômico do turismo vem de pequenas e médias empresas;

· É necessário capacitar os recursos humanos em turismo, principalmente com outros idiomas já em escolas de primeiro grau. Fazer as crianças e adolescentes entenderem toda essa importância econômica.

Silvia C. Bomm
UNOPress

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