Florianópolis – Nesta sexta-feira (8/1), o secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Antonio Ceron assinou a Portaria SAR N°. 1/2010, que autoriza o abate de javalis asselvajados em Santa Catarina.
Ceron explica que, na verdade, o documento prorroga por tempo indeterminado os efeitos da Portaria SAR N°. 10/2007, a qual autorizava em caráter temporário o abate dos animais selvagens. “Há necessidade de controlarmos a população nociva de javalis existentes no Estado”, afirma.
O documento traz regras para o abate do animal, que deve acontecer dentro de propriedade particular com o conhecimento da Prefeitura. O proprietário deve solicitar autorização para realizar o controle da população de
javalis asselvajados. Não será permitido o uso de cães de caça e armadilhas, sendo determinado como único método de captura para abate o uso de ceva com espera – local com alimento para atrair o animal.
O uso de armas de fogo para o abate deverá estar de acordo com a legislação pertinente. E o animal deverá obrigatoriamente permanecer dentro da propriedade em que foi abatido.
A portaria alerta para que o proprietário informe o escritório da CIDASC quando identificar animais abatidos com suspeita de qualquer enfermidade. O proprietário será o responsável pelo cumprimento das regras decorrentes
da autorização e será penalizado por eventuais infrações.
Assessoria de Imprensa