Criciúma – Desde o seu Airton Gonzaga Vieira de 70 anos, até a pequena Julia Machado de 10 anos, a abertura da 23ª edição dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, contagiou todos os presentes. Foi um verdadeiro show de espetáculo, repleto de atrações, apresentações artísticas com leques, música e, é claro, muito público no ginásio municipal de esportes Walmir Orsi, prestigiando o evento.
As rainhas da Festa das Etnias e a rainha e as princesas dos 130 anos de Criciúma, desfilaram abrindo a sessão de apresentações, que, na seqüência, teve os atletas de cada cidade se apresentando para a população que vibrava a cada momento. Criciúma desfilou com a maior delegação. Logo após, uma homenagem aos colonizadores de Criciúma com a utilização de faixas descrevendo “Joguinhos Abertos de Santa Catarina, Criciúma 130 anos”, apresentada por atletas.
“Este é um momento especial, um dever cumprido por todos que estiveram à frente da organização deste grande evento. A grande jogada é integrar, competir e, acima de tudo, respeitar o adversário. Vai ser competitivo, mas harmonioso, na certeza de que somos mais amigos e vencedores”, comentou o presidente da Comissão Central Organizadora dos Joguinhos Abertos (CCO), Flávio Spillere.
O presidente da CCO destacou também o esforço do prefeito Clésio Salvaro em tornar os Joguinhos Abertos, realidade em Criciúma. Finalizou seu discurso com a frase do escritor José Lins do Rego: “O espírito olímpico não é o que conduz a vitória por cima de tudo. É o que chega à vitória para engrandecê-la e respeitar a derrota dos que ficam embaixo”.
O acendimento do fogo simbólico ficou por conta da mesatenista Bruna Costa Alexandre e do nadador Leonardo Schilling. Já, a jogadora de handebol, Elaine Gomes, fez o juramento do atleta.
Além das diversas apresentações, o grupo Bate Lata do Centro de Referência e Assistência a Família (Cras) Cristo Redentor e Renascer, da secretaria do sistema Social, também fez bonito no evento.
Em seu pronunciamento o prefeito Clésio Salvaro, afirmou não medir esforços para que a cidade pudesse estar realizando o 23º Joguinhos Abertos de Santa Catarina. “Vamos fazer de tudo o que estiver ao alcance do nosso governo para realizar os Joguinhos e os Jogos Abertos em 2011. Atletas, demonstrem toda sua habilidade e vamos fazer o maior e melhor Joguinhos Abertos de Santa Catarina. E que vença o melhor”, finalizou. A banda Studium Sete também animou a noite.