Evento é gratuito e aberto à população
Jaraguá do Sul – A Secretaria da Saúde de Jaraguá do Sul apoia o evento de prevenção e diagnóstico do câncer da pele, que será realizado neste sábado (29) em todo o Brasil através da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Em Jaraguá do Sul, a organização do Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele é organizado pelo Serviço de Dermatologia da Associação Médica de Jaraguá do Sul. Neste ano tem a coordenação da dermatologista Alessandra Lombardi Pradi Guenther. Médicos dermatologistas trabalharão voluntariamente na orientação e diagnóstico de tumores da pele. A Secretaria da Saúde cede o espaço, funcionários e auxilia na divulgação do evento.
A ação é gratuita, aberta ao público e acontece das 9 às 15 horas. A Sociedade de Dermatologia esclarece que não será feito nenhum exame não relacionado à prevenção do câncer da pele. Os pacientes com suspeita da doença, serão encaminhados para especialistas do sistema SUS. O Pama 1 fica na Rua Jorge Czerniewicz, 800, bairro Czerniewicz.
Cerca de 4 mil médicos estarão disponíveis em todo o País
No dia 29 de novembro a Sociedade Brasileira de Dermatologia disponibilizará cerca de quatro mil médicos voluntários. Serão, ao todo, 139 postos distribuídos pelo Brasil que realizarão atendimento simultâneo para análise, diagnóstico e posterior tratamento da doença, das 9 às 15 horas, ininterruptamente, em hospitais públicos credenciados, postos de saúde e tendas montadas em pontos de grande circulação. Nos postos, também estão previstas atividades educativas, como aulas expositivas sobre fotoproteção e sobre como suspeitar do câncer da pele.
O Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele tem apoio da atriz Lavínia Vlasak, que veste a camisa da Sociedade Brasileira de Dermatologia e convida a todos para participar da ação.
A Sociedade Brasileira de Dermatologia quer estabelecer a cor laranja no mês de dezembro, a exemplo do Outubro Rosa (prevenção ao câncer de mama) e Novembro Azul (prevenção ao câncer de próstata), para estimular a prevenção ao câncer da pele, um dos campeões em número de casos no Brasil.
O câncer da pele pode ser evitado com medidas simples de proteção solar. Apoie a campanha e auxilie no combate à doença!
Clarissa Hammes Borba de Oliveira
UNOPress