Joinville – O Hospital Municipal São José garantiu um avanço na qualidade do tratamento de pacientes com câncer desde a ativação do acelerador linear, moderno equipamento de radioterapia que começou a funcionar no início deste ano.
Por dia são cerca de 46 pessoas atendidas no setor de radioterapia oncológica do São José. Desde o dia 10 de janeiro deste ano, 26 pacientes passaram a tratar o câncer com a ajuda do acelerador linear, uma tecnologia de ponta que reduz o tempo de exposição do paciente à radiação e oferece uma ação mais precisa, pois atinge especificamente o tumor diminuindo os efeitos colaterais do tratamento.
Trata-se de um equipamento moderno, de alta tecnologia, mas que necessita de uma equipe multiciplinar para o funcionamento. Entre médicos, físicos, técnicos de enfermagem e técnicos de radiologia são cerca de 10 profissionais empenhados no atendimento.
Na quinta feira, 07 de abril, o acelerador linear foi utilizado pela primeira vez no tratamento de uma criança. Por tratar-se de algo inédito para a equipe, a preparação, chamada pelo médico responsável Ricardo Polli de planejamento, durou aproximadamente 40 minutos e a aplicação dois minutos.
A possibildade do combate ao câncer, uma doença de tão forte estigma, com o auxílio de uma máquina de alta condição técnica e que reduz sobremaneira as complicações, foi possível depois que o atual governo concluiu as obras da Casamata, viabilizando o local para a operação do equipamento.
“No Dia Mundial de Combate ao Câncer é importante lembrar o avanço que o acelerador linear representou para Joinville, melhorando de forma significativa o atendimento dos pacientes da rede pública”, destacou o diretor-presidente do Hospital São José, Tomio Tomita.
Adilson Corrêa