Piçarras – A região norte de Balneário Piçarras, onde estão concentrados os maiores investimentos privados da cidade, vai ganhar uma importante via de ligação com a rodovia BR101. O Governo Municipal iniciou semana passada as obras de urbanização da Avenida Victor Zimmermann, no bairro Itacolomi. De acordo com os corretores de imóveis locais, a valorização de imóveis no local pode ultrapassar a marca dos 300% após a conclusão da obra.
A avenida receberá pavimentação asfáltica, sinalização, rede de drenagem e calçadas padronizadas com piso tátil e rebaixamento. Segundo o prefeito Umberto Teixeira , obras estruturantes como a do acesso norte, são a prioridade da administração municipal “Esses investimentos devem marcar um novo ciclo de desenvolvimento na região norte. Vão atrair mais investimentos privados e fortalecer o comércio”, acredita.
A ligação da avenida com a rodovia BR101 será feita através da marginal leste. Quem viaja no sentido Joinville – Balneário Piçarras poderá entrar na cidade fazendo o retorno que fica há menos de 50m do acesso. Para quem segue no sentido Balneário Piçarras – Joinville bastará acessar diretamente a pista pelo acostamento.
Imóveis terão valorização
O novo acesso será custeado com recursos de R$2.212.633,00, parte deste valor será financiada pela Agência de Fomento de Santa Catarina (Badesc), cujo convênio já havia sido assinado em agosto do ano passado. “Já estamos autorizados pela Secretaria do Tesouro Nacional a contratar o empréstimo. A Câmara municipal, com exceção de um vereador, também autorizou a operação”, esclarece o prefeito. Os proprietários de imóveis investem 80% do total através de contribuição de melhoria.
De acordo com a corretora de imóveis, Ana Figueredo, com a urbanização, as propriedades podem ser valorizadas em até 300%. “Depois de pronta a obra, esse número pode aumentar ainda mais, pois será uma avenida de acesso a cidade”, acredita.
O Governo Municipal irá custear 20% do valor total da obra com recursos próprios. “Não podemos correr o risco de beneficiar gratuitamente os especuladores, que nunca geram emprego e renda e apenas se beneficiam com os investimentos públicos”, explica o prefeito. Os proprietários devem participar do pagamento da obra através de contribuição de melhoria que será parcelada em até 24 vezes.
AI/Redação24Horas