Videira – Visando agir preventivamente e garantir a saúde da população, a Prefeitura de Videira através da Secretarias de Saúde e Ação Social anunciou na manhã desta quinta-feira (6), durante uma entrevista coletiva à imprensa, uma série de medidas para evitar a contaminação pela Gripe A no município.
Segundo o secretário de Saúde Sandro Caregnato, a partir de agora, todas as pessoas com sintomas de gripe, atendidas nas unidades de saúde do município, serão encaminhadas para o Pame 24 horas, onde uma central de triagem será montada especificamente para atender os casos. Para dar comodidade e garantir um ambiente adequado para atender esses pacientes, a Prefeitura irá cobrir uma área externa, permitindo assim a circulação do ar e a diminuição dos riscos causados pela aglomeração de pessoas em ambientes fechados.
Todos os profissionais do setor de saúde também já estão usando máscaras, seguindo normas de saúde. O mesmo será feito com casos suspeitos. O quadro de funcionários do setor de saúde também será ampliado. “Já estamos solicitando a contratação de mais técnicos de enfermagem e de agentes de serviços gerais, para garantir a higienização dos locais de atendimento, pois sabemos que a limpeza é fator de grande importância para evitar a contaminação”, disse o secretário.
Cartazes e panfletos informativos também terão a distribuição aumentada, principalmente nas escolas. Além disso, para o setor educacional, seguindo orientação do Governo do Estado, o prefeito Wilmar Carelli também assinou na manhã desta quinta-feira (6), um decreto dispensando até o próximo dia 14, professoras e servidoras grávidas, consideradas grupo de risco. Essas funcionárias devem apenas apresentar um atestado médico confirmando sua condição para se afastarem do trabalho neste período. "Nossa intenção é preservar as condições de saúde de nossas professoras e servidoras que tanto fazem pela Educação", comentou o secretário de Educação Roberto Maraschin Primo, destacando que os alunos com gripe também estão sendo orientados a ficar em casa.
Para aqueles que continuam freqüentando as aulas, a Secretaria de Educação está fazendo uma compra emergencial de sabonete liquido antiséptico, papel toalha e álcool gel, que será utilizado na limpeza de superfícies. Instruções para a higiene das mãos e etiqueta na hora de tossir ou espirrar, também serão repassadas com freqüência.“Não há pânico, não há nada que deva preocupar as pessoas, pois não temos nenhum caso confirmado, nossa intenção é única e exclusivamente agir preventivamente”.
No Hospital Divino Salvador, um posto de atendimento externo também foi montado em uma tenda. Funcionários estão usando máscaras, os pacientes suspeitos são tratados isoladamente e o tempo de visita aos doentes foi reduzido, assim como o acesso de apenas um familiar. “As máscaras não são para assustar a população, é apenas um mecanismo de proteção tanto para os profissionais, quanto para os pacientes”, disse o diretor técnico do HDS – Carlos Winck.
VIDEIRA NÃO TEM NENHUM CASO CONFIRMADO
Todas essas informações foram repassadas à imprensa durante uma entrevista coletiva que reuniu além do secretário de Saúde Sandro Caregnato, o vice-prefeito – Jorge Antonio Lopes Oliveira, que é médico, o gerente regional de Saúde- Ademilson Ensweiler, o médico pneumologista Eduardo Alves de Araújo e o médico Carlos Winck. A diretora do Hospital Divino Salvador que é credenciado ao SUS – Irmã Raquel Travessini, o secretário de Educação – Roberto Maraschin Primo e a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Videira – Ana Paula Pinculini também participaram do encontro que esclareceu as principais dúvidas e revelou ações que estão sendo desencadeadas.
Segundo dados da Gerência Regional de Saúde, nos 18 municípios de sua abrangência, 28 casos de doenças respiratórias agudas, consideradas suspeitas, foram notificados até a última segunda-feira (3), e apenas um deles foi confirmado, como Gripe A. É o de um rapaz de 20 anos, do município de Caçador, que já recebeu tratamento e não corre risco de morte.
Em Videira, a Vigilância Epidemiológica Municipal está monitorando 12 casos suspeitos, sendo que apenas 4 pessoas estão internadas e as outras recebem o acompanhamento em casa, assim como seus grupos de convivio. “Os primeiros dois casos suspeitos de Videira foram registrados no dia 24 de julho. Os exames foram realizados e ainda aguardam o resultado, já que são processados em São Paulo. O que é importante ressaltar é que todos foram medicados adequadamente e muitos já estão em casa”, destaca Caregnato, enfatizando que a rede pública de saúde do município está preparada para atender os pacientes.
AUTO – MEDICAÇÃO É PERIGOSA
Durante a entrevista os profissionais da saúde alertaram para o consumo inadequado de medicamentos. Relataram denuncias de que algumas pessoas estão comercializando o medicamento indicado para o tratamento da Gripe A, adquiridos no Paraguai. “Pedimos o discernimento das pessoas para não usarem medicamentos sem prescrição médica e principalmente sem origem comprovada. Com essa atitude vocês podem estar criando resistência no organismo, na hora que precisarem de tratamento efetivo”, alertou Dr. Jorge.
O pedido para que as pessoas só procurem as unidades de saúde, caso realmente apresentem sintomas da gripe, foi unânime, já que a aglomeração de pessoas pode aumentar o risco de contágio. “Os sintomas peculiares da Gripe A são febre súbita acima de 38 graus, dores musculares e nas articulações e principalmente a dificuldade para respirar”, aponto o pneumologista Eduardo Alves de Araujo.
Fonte: Assessoría de Imprensa