domingo, dezembro 22, 2024

Adolescentes afirmam que o romantismo migrou para a internet

Pesquisa realizada com 128 mil jovens do mundo todo pela comunidade virtual Habbo indica que a tecnologia está facilitando a paquera e aproximando as pessoas

O Habbo (www.habbo.com.br), maior comunidade virtual para adolescentes do mundo, com mais de 120 milhões de usuários, acaba de divulgar uma pesquisa realizada com jovens de 33 países sobre o tema paquera e namoro. De acordo com 76% dos entrevistados, a era digital não matou o romantismo, apenas trouxe novas possibilidades. Hoje, com o advento da internet, a troca de olhares na escola, no clube e em festas não é o único jeito de atrair a atenção do objeto de desejo. A pesquisa revela que 64% dos adolescentes de todo mundo acreditam que a tecnologia tornou mais fácil a paquera e a aproximação. Os brasileiros, por sua vez, são os mais convictos dessa teoria, com 86% concordando que o namoro virtual é muito mais simples que o real.

No Brasil*, os quase 22 mil entrevistados entre 12 e 17 anos apontaram comportamentos, gostos e opiniões surpreendentes. Segundo a pesquisa, os adolescentes do país ainda não dispensaram a comunicação à moda antiga, com 37% preferindo a paquera “olho no olho”. Apenas cinco pontos percentuais atrás, os recursos tecnológicos ocupam a segunda posição no gosto dos brasileiros: comunicadores instantâneos como MSN e Skype, redes sociais como o Orkut e comunidades virtuais como o próprio Habbo são opções recorrentes para quem quer se aproximar de seu alvo, com 32% dos votos. Um dado interessante indica a sintonia dos jovens do país com a visão tradicional dos papéis sexuais. Para 52% deles, são os meninos que devem tomar a iniciativa de um relacionamento, contra 28% que diz não se importar com qual dos dois a paquera começa.

Namoro, paquera e relacionamentos são assuntos recorrentes entre os brasileiros, com 76% afirmando que o tema é muito importante no seu círculo de amigos. Produtos da era digital, 88% deles afirma já ter tido pelo menos um namorado ou namorada pela internet, o índice mais alto entre os países pesquisados. A quantidade de jovens que já teve um romance na vida real é, contudo, menor (74%), o que indica que a iniciação no mundo dos relacionamentos se dá muitas vezes no espaço virtual.

“A Internet se tornou uma ferramenta que aproxima as pessoas, e foi deste modo que encontrei meu namorado. Só tenho a agradecer a este instrumento incrível!”, afirmou uma garota. O tom é parecido na maioria dos depoimentos dos jovens, que dizem ter encontrado na rede uma maneira fácil de se relacionar. “Tem uma garota de quem gosto que mora perto da minha rua, mas eu não tenho coragem de pedir em namoro, só pelo Orkut. O amor é embaraçoso”, escreveu outro usuário. “No universo virtual, as barreiras do mundo real não existem, e os usuários podem se expressar mais livremente e com mais criatividade. Esse exercício é saudável, faz com que o jovem desenvolva a capacidade de se relacionar, trazendo benefícios à vida real que irão impactar positivamente suas atitudes, sua carreira e seus sonhos”, afirmou Alisson Pedro, diretor geral do Habbo no Brasil e em Portugal.

Os jovens da Finlândia são os que menos namoram, com 45% dos entrevistados afirmando nunca terem tido um relacionamento. Na outra ponta, o Reino Unido é o país com o maior número de namoros reais e virtuais, 84% do total dos respondentes. Noruega, Finlândia e Suécia são os únicos países em que os adolescentes acham que as meninas são responsáveis por tomar a iniciativa. No quesito lábia, os suíços estão mais convictos até que os italianos de seu poder de sedução, com 59% afirmando que paqueram bem. Mas quem leva trofeu de ouro nessa categoria é o Brasil, com 62% dos jovens dizendo que são bons na arte do flerte.

* O Habbo em língua portuguesa engloba usuários de Brasil e Portugal. No entanto, como a porcentagem de portugueses na comunidade é de apenas 5%, vamos nos referir aos dados como sendo dos brasileiros para simplificar.

Sobre o Habbo Hotel:
Habbo Hotel é uma comunidade virtual para adolescentes com idades entre 13 e 17 anos. Eles participam criando um personagem online chamado Habbo e podem escolher sexo, cabelo, roupas, sapatos e acessórios. A partir de então podem explorar os vários ambientes e acontecimentos do hotel, fazer novas amizades, participar de vários jogos, decorar seus quartos, criar atividades com os amigos e exercitar a auto-expressão.

A versão em português da comunidade abrange brasileiros e portugueses desde fevereiro de 2006 e tem quase dez milhões de personagens, com cerca de 415 mil novos hóspedes por mês e 11 milhões de visitas mensais. O mundo virtual está presente em 33 países nos cinco continentes e já contabiliza mais de 124 milhões de personagens criados, com visitas de 11,5 milhões de usuários individuais a cada mês.
www.habbo.com.br

Sulake/UNO

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Seleção Brasileira: Problema dos Jogadores ou do Técnico?

A Seleção Brasileira de futebol enfrenta uma de suas...

Liderança Transformadora: Os 10 Melhores Prefeitos do Mundo

Pesquisa sobre os 10 melhores prefeitos do mundo destaca líderes que vão além das expectativas de seus cargo transformando suas cidades

Homem Casado e Sucesso Financeiro: Qual é a Relação?

A ideia de que homem casado têm mais sucesso...

O Que Darwin e Freud Diriam Sobre Amor e Paixão Hoje?

O amor e a paixão são temas que intrigam...