Joinville – Cerca de 50 mil domicílios de Joinville vão receber, a partir do mês de março, a visita de agentes ambientais. O grupo orientará a comunidade a respeito de questões ligadas à redução e separação correta do lixo, adoção e posse responsáveis de animais, ligações de esgoto sanitário e ações sobre o combate ao caramujo africano.
Um Termo de Cooperação Técnica e Financeira Ambiental entre a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema) e Fundação Municipal Albano Schmidt (Fundamas), vai permitir esse trabalho. A celebração oficial do convênio
ocorre nesta terça-feira, dia 15/2, às 10 horas, na Sala do Colegiado da Prefeitura.
Moradores do Aventureiro, Jardim Paraíso, Paranaguamirim e Morro do Meio foram escolhidos para receber esta primeira capacitação. A escolha desses bairros é pela concentração da maior problemática sobre resíduos. O valor
investido pela Fundema é de 380 mil reais.
“Os agentes serão multiplicadores conscientes dos programas educativos desenvolvidos pela Fundema. Chegam às casas das pessoas, uniformizados, realizam uma conversa educativa, e entregam material informativo”, explica o presidente do órgão Marcos Schoene.
A escolha dos agentes terá como critério formação no Ensino Médio e que já tenham trabalhado na coleta de dados para o censo. A seleção será feita pela Fundamas com 40 horas de capacitação. Os agentes vão receber por produtividade.
A gerente de gestão e desenvolvimento da Fundema, Stella Wanis pede para que “a comunidade receba os agentes ambientais, pois dessa forma estarão contribuindo para o meio ambiente.”
Cronograma de trabalho:
* Fevereiro: celebração do termo e seleção dos agentes
* Março: capacitação dos agentes
* Abril a julho: visita às residências