São Domingos – O governo municipal, através da secretaria de agricultura e meio ambiente, tem investido de forma efetiva na ampliação e qualificação da produção leiteira do município. Na quarta-feira, dia 16, mais uma atividade foi realizada visando qualificar os produtores de leite do município, sendo que 21 agricultores participaram de um Dia de Campo Demonstrativo. O grupo de agricultores, acompanhados do secretário de agricultura Vianei Meoti, da engenheira agrônoma Josiane Gitroni e da veterinária Jucivete Fávero, visitou as propriedades das famílias de Sedimar Zanchetin e de Claudir Balsan na comunidade de Linha Planalto, interior do município de São Lourenço do Oeste.
Na oportunidade o grupo conheceu o programa “Balde Cheio” desenvolvido pela Embrapa, mas na região tem a parceria da Cooperideal de Londrina Paraná. Na parte da manhã os agricultores assistiram a uma palestra com o engenheiro agrônomo da Cooperideal Primo Chinaglia, que é o técnico responsável pela implantação do programa nas propriedades visitadas. O programa “Balde Cheio” tem por objetivo diminuir o custo da produção e aumentar a lucratividade do produtor. “Para isso é necessário a mudança de alguns hábitos na propriedade, colocando em prática novas técnicas de manejo e na alimentação do rebanho”, explicou o engenheiro Primo.
O primeiro passo para a implantação do programa é a gestão eficiente da produção do leite, ou seja, colocar em uma planilha todos os gastos envolvidos na produção. Posteriormente é necessário o manejo adequado e a mudança no hábito alimentar do rebanho, que deve ser a base de pasto, reduzindo de forma significativa o custo de produção. De acordo com o secretário de agricultura Vianei Meoti o programa proporciona melhores condições para os pequenos produtores de leite. “Não importa quantos animais em lactação o agricultor possui, mas sim, a lucratividade individual que o rebanho fornece”, destacou.
Fonte : Assessoria de Imprensa