Capinzal – A Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente de Capinzal iniciou na segunda-feira, dia 22, o repovoamento do Rio Capinzal e do Lajeado Santa Cruz. Mais de dois mil alevinos, especialmente lambaris e tilápias, foram lançados à água nas localidades de Alto São Roque e Engenho Novo.
O repovoamento é uma ação ambiental que integra o Projeto Capinzal Pela Vida desenvolvido pela Secretaria em parceria com as comunidades e com entidades como: a Associação Municipal de Mulheres Agricultoras (AMMAC) e a Associação SOS Natureza.
De acordo com o Secretário Francisco Dirceu de Araújo, no passado esses riachos continham várias espécies de peixes e passaram por um longo período de esvaziamento por conta da poluição e pesca predatória. Hoje estão recuperando a sua qualidade e voltaram a oferecer as condições para a sobrevivência dos peixes.
Na comunidade de Alto São Roque, por exemplo, a Associação SOS Natureza realizou nos últimos anos a proteção das duas nascentes lá localizadas. Em junho deste ano, um mutirão comunitário promoveu a limpeza do rio retirando lixo e entulhos de seu leito.
Alguns moradores da localidade acompanharam a distribuição dos alevinos em vários pontos e aprovaram a ação que há tempo vinham reivindicando. “Esse repovoamento dos rios será feito em pequenas quantidades, mas frequentemente” garantiu o Secretário.
Chico Araújo informou ainda que os dois mil alevinos foram destinados à Secretaria pela Vara Federal de Joaçaba, resultado de uma Ação Penal que condenou o infrator a reparar o dano (pesca predatória), doando os alevinos. Em 2011, a própria Secretaria deverá adquirir os alevinos para dar continuidade ao repovoamento destes e de outros rios do Município.