domingo, dezembro 22, 2024

Alergia e Intolerância ao consumo de alimentos

Fraiburgo – A alimentação é um fator decisivo para sua qualidade de vida, definindo sobrepeso, colesterol, entre outras circunstâncias. No entanto, em alguns casos, a alimentação pode preocupar de sobremaneira, principalmente quando o paciente apresenta alguma alergia alimentar ou intolerância a algum ingrediente específico.

Intolerância é a incapacidade de digerir algum tipo de substancia advinda do alimento. Como vemos na intolerância a lactose, por exemplo, após o consumo dos alimentos contendo o ingrediente a pessoa que é intolerante apresenta inúmeros sintomas, tendo em vista que a mesma não possui a enzima lactase no intestino para a correta digestão. Neste caso não há nenhuma intermediação do sistema imunológico.

Já a alergia alimentar se pode caracterizar por uma reação adversa tóxica onde se tem o sistema imunológico envolvido. Após o consumo de algum alimento que se é alérgico o sistema imunológico é ativado e aí existem uma grande variabilidade de sintomas. A intolerância a lactose vem sendo cada vez mais abordada nos últimos tempos, pois vemos com frequência pessoas que, independentemente da idade, apresentam reações adversas após o consumo de produtos com lactose.

Entre as principais causas das alergias alimentares estão: predisposição genética, comprometimento do sistema imune, equilíbrio nutricional e bom funcionamento do organismo, também como na intolerância podemos relacionar as alergias com a falta ou diminuição do aleitamento materno na primeira infância, já que através dele aumentamos a capacidade e funcionalidade do sistema imunológico.

Segundo a nutricionista, Fernanda Sampaio Ghem Gaya, a orientação é consumir sempre com moderação “Nossa alimentação deve ser o mais variada possível, tendo a cada dia alimentos diferentes. Para evitar possíveis alergias necessitamos de alguns processos bem equilibrados, como: mastigação adequada, bom funcionamento intestinal com a manutenção da microbiota saudável, manutenção da saúde estomacal e de digestão adequadas, bom funcionamento do fígado” afirmou.

Na ocorrência de uma reação adversa ao consumir algum tipo de alimento o melhor é ter certeza de que se trata de uma alergia ou intolerância, para passar a agir de forma melhorada a fim de que cause o menor dano e reação possível a saúde. Para os intolerantes a lactose o dia a dia pode ser mais fácil, pois existem todos os tipos de produtos “zero lactose” no mercado.

Para os alérgicos ao glúten a atenção deve ser maior, pois os produtos sem glúten não são de tão fácil acesso, sendo assim se pode substituir alguns produtos por alimentos que naturalmente não possuem, como por exemplo: farinha de arroz, amido de milho, fécula de batata, macarrão de milho, macarrão de arroz, polenta e outros.

“Para todos os alérgicos e intolerantes temos que deixar claro que a saúde intestinal é a parte mais importante para a melhora e até mesmo remissão dos sintomas em alguns casos, por isso não se esqueça de tomar ao menos dois litros de água ao dia, consumir frutas e verduras diariamente, diminuir o consumo de medicamentos sem necessidade e praticar atividade física regularmente” finalizou a nutricionista.

Alergia ao Glúten

Causa: predisposição genética, permeabilidade intestinal alterada, deficiência do sistema imune, desequilíbrio nutricional.

Sintomas: distúrbios gastrointestinais, fadiga crônica, perda de apetite, gastrite, colite, má absorção, flatulência, cólicas, náuseas, vômitos, enxaqueca, doenças auto imunes, eczema, urticaria, dermatites, dores articulares e outros.

Tratamento: retirada total dos alimentos que contem glúten.

Produtos com glúten: Pão, massas, bolos, tortas que contenham em sua composição trigo, aveia, cevada, centeio.

Intolerância a Lactose

Causa: diminuição ou ausência da enzima lactase no intestino.

Sintomas: formação de gases, cólicas, estufamento gástrico, dores intestinais, mau hálito e diarreia são os sintomas mais comuns.

Tratamento: retirada dos produtos que contenham lactose.

Produtos com lactose: leite, queijos e iogurte de vaca, margarina, manteiga, creme de leite, pães, bolos, industrializados e outros.

UNOPress

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Agrotóxicos e os Casos de Câncer: O Que Você Precisa Saber

O uso crescente de agrotóxicos na produção agrícola é...

Terceira Idade Saudável Exige Cuidados Desde os 35 Anos

Quem nunca ouviu falar que a prevenir é o...

10 Alimentos para Aumentar a Imunidade (Sistema Imunológico)

Conheça os alimentos para aumentar a imunidade. O sistema imunológico é a nossa principal linha de defesa contra doenças

Cream Cracker x Água e Sal: Qual a Melhor Opção?

Você já se perguntou qual a diferença entre o...