Pinheiro Preto – Nesta sexta-feira, 8 de março – Dia Internacional da Mulher, a Administração Municipal de Pinheiro Preto, por meio da Secretaria de Saúde e Bem Estar enfatizou o alerta para a prevenção do câncer de mama e do câncer de colo de útero. Segundo a secretária de saúde Ivanise Maria Grof Pilatti, a importância é a prevenção e a detecção de forma precoce “Nosso objetivo é ampliar as formas de prevenção, com disponibilidade cada vez maior de exames” afirma a secretária parabenizando todas as mulheres pela data.
Segundo dados da Secretaria, no ano de 2012 foram disponibilizados 138 exames de mamografia, realizados nos municípios de Videira e Curitibanos, sendo todos pelo SUS, de forma gratuita a comunidade. Das coletas do preventivo foram efetuadas na unidade de saúde de Pinheiro Preto 296 coletas.
Para a enfermeira Scheley Raap, a média ficou em torno de 36 consultas por mês, e a expectativa é ampliar ainda mais essa margem A enfermeira ainda esclarece que o preventivo é indicado para mulheres em idade fértil e tem como objetivo identificar lesões do colo do útero, e é orientado que se realize uma vez por ano. Já a mamografia, a indicação é que se realizem a partir dos quarenta anos. Ambos os exames são realizados após indicação médica.
“Com a prevenção a mulher se conhece mais e pode evitar doenças graves que desprendem recursos financeiros, forças físicas e psicológicas. A prevenção é uma maneira rápida, fácil e acessível para toda a comunidade” finaliza.
Câncer de mama
As formas mais eficazes para detecção precoce do câncer de mama são o exame clínico da mama e a mamografia. Quando realizado por um médico ou enfermeira treinada, o exame clínico das mamas (ECM) pode detectar tumor de até um centímetro, se superficial. A mamografia é a radiografia da mama que permite a detecção precoce do câncer, por ser capaz de mostrar lesões em fase inicial, muito pequenas (de milímetros).
Câncer de útero
O câncer do colo do útero, também chamado de cervical, demora muitos anos para se desenvolver. As alterações das células que podem desencadear o câncer são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolaou), por isso é importante a sua realização periódica. A principal alteração que pode levar a esse tipo de câncer é a infecção pelo papilomavírus humano, o HPV, com alguns subtipos de alto risco e relacionados a tumores malignos.
Josiane Zago
UNOPressPress