Videira – O Dia Mundial do Meio Ambiente comemorado oficialmente no dia 5 de junho tem mobilizado alunos das Escolas Municipais de Videira. Na Escola de Educação Básica Vilson Pedro Kleinubing a conscientização foi trabalhada através de produções artísticas nas aulas de artes. Segundo a professora Wilmair Campos que trabalhou com alunos de 5ª à 8ª séries, a arte sensibiliza, comunica e estabelece diálogo com o ser humano, por isso é uma ferramenta importante na conscientização.
Todos os trabalhos elaborados pelos estudantes fizeram parte de uma exposição para toda a comunidade escolar. “A conscientização através de leituras e releituras artísticas mexe mais com a observação e a consciência de cada um, assim tornando a produção artística mais significativa e interativa com a realidade que nos cerca”, afirmou a professora.
Na Escola Waldemar Kleinubing as iniciativas em torno do meio ambiente também movimentaram os estudantes e os professores. Uma das iniciativas foi a distribuição de mais de 1.500 panfletos informativos no Largo da Estação, na manhã do dia 5 de junho. Além disso, através de um projeto denominado “O Homem e o Meio Ambiente”, a Escola chamou a atenção para as seguintes questões: Como é possível construir um meio ambiente que contribua para o desenvolvimento sustentável?
E de que forma, é possível, na escola, uma conscientização da necessidade de preservar o meio ambiente? Depois de muita discussão em torno do assunto a Instituição determinou como objetivo desenvolver atividades e ações diversas que promovessem a conscientização, levando a comunidade escolar a sentir a urgente necessidade da preservação ambiental.
Para isso, envolveram todas as séries que trabalharam com diferentes temas: 1ª séries -Eu amo e cuido dos animais; 2ª séries – Todos os animais são seres vivos; 3ª séries – O solo que sustenta a vida; 4ª séries – O ar que eu respiro e a A água que permeia a vida; 5ª séries – Poluição do Ar; Poluição e Escassez da Água; Uso e Ocupação do Solo e Biodiversidade; 6ª séries – Desmatamento no Brasil; Animais de Extinção e Desequilíbrio Ecológico; 7ª séries – Aquecimento Global;Alterações Climáticas; Desenvolvimento Sustentável e Preservação Ambiental; e as 8ª séries – Consumo e Desperdício e Meio Ambiente Urbano.
Todo o material produzido nas aulas foi apresentado para professores, pais e demais alunos durante uma solenidade que contou com as presenças do prefeito Wilmar Carelli e do secretário municipal de Educação Roberto Maraschin Primo. “Quero parabenizar alunos e professores por esta bela iniciativa que não apenas desenvolve o intelecto, mas também trabalha com a conscientização”, disse o prefeito Wilmar Carelli.
Fonte:Silvia Angélica Palma
Jornalista