Maracajá – Os alunos do Centro Educacional Infantil de Maracajá foram os primeiros a receber os kits de higiene bucal, na manhã desta segunda-feira, 23. Todos os estudantes da rede pública estadual e municipal, até a 8ª série, vão receber um kit escovação. No total são 1600 kits.
A ação faz parte do Projeto Sorria Maracajá e tem o propósito de ressaltar os aspectos preventivos e práticos da higiene bucal. “Este é um projeto que vem dando certo a cada ano, pois ensina as crianças, desde muito cedo, a terem cuidado com a higiene bucal”, ressalta o diretor de Saúde, Vilmar Leandro.
Segundo o prefeito Wagner da Rosa, mais do que trabalhar na educação de saúde bucal nas escolas, é necessário que os alunos leve a mensagem até sua família. Motivo pelo qual acontece a distribuição dos kits. “Com esses kits as crianças poderão dar continuidade no que aprenderam na escola, afinal saúde começa pela boca”.
“Realizamos a escovação supervisionada e palestras para motivar as crianças para os bons hábitos de higiene bucal. Os alunos com necessidade de tratamento odontológico são encaminhados para as unidades de saúde do município”, explica a enfermeira Fúlvia Silva que tem o apoio da dentista Adieellen Robaski.
Cada criança avaliada que necessitar de tratamento odontológico receberá uma declaração para ser entregue nas unidades de saúde e o pai ou responsável terá direito a um atestado. “Assim os familiares poderão acompanhar a visita ao dentista da criança ou adolescente”, destaca a dentista.
O vice prefeito Everaldo João Pereira, a diretora da CEI Maria Helena Medeiros dos Santos e o diretor de Educação Denner Lucas Casagrande acompanharam a distribuição dos kits. Cada kit contém uma escova dental, fio dental e pasta de dente que duram, em média, quatro meses.
Itaionara Recco
UNOPress