Videira – Cerca de 500 alunos matriculados no segundo ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Videira participam de 6 a 18 de maio da Provinha Brasil, instituída pelo MEC para avaliar crianças em leitura e escrita, habilidades e competências que devem ser adquiridas na alfabetização.
Segundo o secretário municipal de Educação – Roberto Maraschin Primo a prova possibilita a realização de um diagnóstico do nível de alfabetização dos alunos tanto em grupos como individualmente. Com os resultados é possível estabelecer metas, planejar, propor e executar ações em sala de aula, modificar estratégias e procedimentos de ensino que não se mostraram adequados.
“Esse relatório nos dá argumentos para avançarmos em pontos que não se mostraram satisfatórios, refletindo diretamente na qualidade de ensino dos videirenses”, aponta o secretário.
A coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação –Mara Sechi Mezaroba explica que toda a aplicação, correção, análise e utilização dos resultados da avaliação é de responsabilidade direta do município, por isso, mais de 30 professores e a equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação estão envolvidos no processo. “A expectativa é de que os alunos mostrem a eficácia do ensino público realizado em Videira, resultado do trabalho conjunto realizado pelos professores municipais com o conteúdo trabalhado nas salas de aula”, aponta Mara.
Fonte:Silvia Palma
Assessora de Comunicação