quarta-feira, fevereiro 5, 2025

Alunos e professores a favor do consumo responsável e o respeito a natureza

Piçarras – Trabalhos artesanais com restos de material cerâmico foram expostos no Cief 
Práticas educacionais inovadoras estão mudando a  rotina nas salas de aula em Balneário Piçarras. Trabalhando em conjunto, professores e alunos desenvolveram atividades interdisciplinares em torno de temas ambientais. Na segunda-feira, uma exposição de trabalhos nos corredores do Centro Integrado de Educação Fundamental (Cief) concluiu uma série de atividades que envolveram a turma de quinta série da Educação de Jovens e Adultos (Eja). Na Escola Municipal Monteiro Lobato, os alunos também interagiram para desenvolver trabalhos gráficos e textuais sobre o tema durante a Semana do Meio Ambiente.

No Cief, os alunos começaram as pesquisas em maio e os temas envolveram assuntos da atualidade como o aquecimento global, o reaproveitamento de materiais e o consumo responsável. “A partir desse conhecimento teórico, partimos para atividades práticas envolvendo todas as disciplinas”, explica a professora mediadora da turma, Elza Cristina Pinto.

Alguns trabalhos desenvolvidos com o reaproveitamento de materiais da construção civil, como pisos e azulejos, foram expostos na escola. “Trabalhamos com alunos que tem mais vivência e que sabem relacionar a teoria com a prática com mais facilidade. O envolvimento deles com a troca de informações e materiais foi muito produtivo”, conclui a diretora do Eja, Silvana Maria da Silveira. Para um dos alunos, Heleno Tesser (47), o resultado surpreendeu. “Foi muito gratificante participar. A gente utiliza os recursos naturais sem pensar nas conseqüências e esse trabalho nos ajudou a enxergar essa realidade”, afirma.

Escola promove Semana do Meio Ambiente

Na Escola Adolfo Cabral, no bairro Nossa Senhora da Paz, a Semana do Meio Ambiente promovida pela comunidade também rendeu diversos debates e trabalhos. A professora de geografia, Olânia da Costa Martins, uma das incentivadoras do projeto, se surpreendeu com a disposição dos alunos. “Eles foram além do que nós propomos. Alguns trabalhos são muito surpreendentes”.

Inciativa dos alunos surpreendeu os professores
 
Para vivenciar os efeitos que o crescimento desordenado pode causar, os alunos da quinta série visitaram a lagoa Quinca Ludo, em Penha, e realizaram debates sobre o assunto. “Esse trabalho precisa iniciar o quanto antes, pois os resultados só vão aparecer daqui alguns anos, quando eles se tornarem consumidores mais ativos, mas já percebemos mudanças significativas de comportamento”, afirma a diretora da escola, Rosa Maria Toller Gutmann.

Estimulados pelos debates em sala de aula, os alunos da sétima série Jonathan Fermino Mendes (14) e Silvio de Oliveira Costa (14), resolveram, por conta própria, confeccionar cartazes de conscientização para expor nos corredores da escola. “Esse trabalho ia ficar apenas para a nossa turma, mas todos precisam conhecer, por isso vamos expor nos corredores”, conta Silvio.

Fonte: Assessoría de Imprensa

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Alegria para Tereceira Idade e Clubes de Mães em Arroio do Silva

Balneário Arroio do Silva viveu momentos de muita alegria...

Sushi com Carne Bovina é Destaque em Restaurante de Itapema

O Alma Gastro e Bar, localizado no Sofistic Hotel...

Café da Manhã nas Alturas: Experiência Única em Balneário Camboriú

Comece seu dia com uma experiência inesquecível em Balneário Camboriú! Desfrute de um delicioso café da manhã com vista panorâmica da cidade na FG Big Wheel. Reserve já seu lugar!

Inovação Gerenciada com IA: O Futuro da Liderança nos Negócios

A inovação não deve ser um acaso, mas um...