Florianópolis – Uma viagem pela serra e Sul catarinense como alternativa de aprendizagem fora da sala de aula. Com esse objetivo, cerca de 80 alunos do Ensino Médio Inovador do Instituto Estadual de Educação (IEE) irão conhecer, nesta terça-feira (14), a história e a geografia de algumas cidades daquela região.
As três turmas partem da Capital, às 7h, rumo a Urussanga, município que preserva belas paisagens rurais com edificações e processos produtivos da época de colonização dos italianos.
Um passeio por uma vinícola da cidade irá ajudar os alunos a entenderem o processo de produção do vinho e o valor econômico e cultural da bebida, conhecida pela excelente qualidade. Os professores também pretendem repassar aos alunos informações sobre a cultura, o relevo e a culinária.
De Urussanga, os estudantes sobem a Serra do Rio do Rastro para conhecer a produção de energia eólica. O passeio termina no município de Urubici, onde haverá uma palestra com o responsável pelo Parque Nacional de São Joaquim, e um café colonial com comidas típicas da região.
Antes da viagem, os professores trabalharam os temas em sala de aula. A professora de Geografia, por exemplo, ensinou os tipos de relevo e a produção de energia eólica por meio de maquetes e textos. A de História abordou o histórico da imigração, cultura e costumes locais.
O grande objetivo da atividade é unir o pensamento científico com o técnico e o da teoria com a prática, como estabelece o currículo
pedagógico do Ensino Médio Inovador. Para o diretor de Ensino do IEE, Vendelin Borgueson, vivenciar essas experiências servem tanto para
aprofundar o processo de aprendizagem quanto para integrar os alunos: “Os estudantes aprendem, se divertem, praticam e, certamente, jamais esquecem”, conclui o diretor.
AI/24Horas