Criciúma – Devido a redução do número de pessoas apresentando sintomas de gripe, serão encerradas, amanhã (21), as atividades do ambulatório de triagem de campanha, às 22 horas. Dessa data em diante os pacientes deverão procurar as unidades de saúde, os prontos atendimentos 24 horas e os prontos socorros da cidade.
Desde a abertura do ambulatório de triagem de campanha, no dia 3 de agosto, no bairro Pio Correa, em frente a URC, houve 3.224 atendimentos, até hoje (20), às 14h15min, com sintomas da gripe A e comum. Com base no gráfico feito pela secretaria do sistema da Saúde, os dias 5 e 10 deste mês, foram os picos de atendimentos nos postos. Já, nesta semana, os números caíram consideravelmente. Antes eram realizados cerca de 200 a 300 atendimentos por dia. De segunda-feira até hoje (20), os números não alcançaram 150/dia. Ontem foram cadastradas, no posto de triagem, 112 pessoas.
O secretário Paulo Conti, mesmo com os números diminuindo, pede para que toda população continue com as práticas de prevenção, conforme orientações dadas pela Vigilância Epidemiológica. Manter os ambientes arejados, com portas e janelas abertas, higienização frequente das mãos, ter uma boa alimentação, entre outras. “Evitem os locais fechados com aglomeração de pessoas”, enfatizou Conti.
Uso de máscaras
A máscara é recomendada para os pacientes que apresentam sintomas de gripe e para os profissionais que atendem esses pacientes. Já, para as pessoas que não apresentam nenhum sintoma, não é indicado o uso de máscaras.
Fonte: Assessoría de Imprensa