Itapema -A Praça da Paz foi palco dos 47 anos de emancipação político-administrativa de Itapema. Uma tarde inteira de apresentações artísticas e culturais foi apreciada por cerca de 4.000 pessoas. O prefeito Sabino Bussanello e a vice Maria Luci da Silva comandaram a cerimônia.
A celebração começou às 15h30, com apresentação do Coral Municipal Vivaz, composto por 100 crianças e que encanta o Estado com suas exibições há 12 anos. Em seguida, a poetisa Iracema Silva recitou um poema sobre o município, e o Coral Vozes de Itapema, composto por 45 membros, cantou o Hino Municipal juntamente com todos os presentes. O grupo de Dança Açoriana do CTG Tropeiros dos Litoral animou a população com belas apresentações que destacam as tradições gaúchas e açorianas.
O momento mais esperado da festa foi o corte do bolo de 47 metros de comprimento. O doce foi preparado pela confeiteira Enedina Kniess, que utilizou 150 quilos de farinha de trigo, 1.050 ovos, muito chantili e coco para a cobertura.
A vice-prefeita parabenizou os nativos e aqueles que elegeram Itapema para viver. “Nós estamos aqui para acolher quem mora, quem vem passar férias ou adotou Itapema como cidade natal”, destacou. O prefeito Sabino agradeceu a todos os que contribuíram para o desenvolvimento do município. “Hoje, no aniversário de nossa cidade, merecem destaque os nossos cidadãos e cidadãs, que são o patrimônio fundamental de Itapema”, ressaltou. E concluiu: “O bolo de 47 metros é pouco para simbolizar as maravilhas dessa cidade”.
Crianças, adultos e idosos lotaram a Praça da Paz também para acompanhar o show do Teatro Biriba. O palhaço Biribinha e seus colegas realizaram uma apresentação que durou cerca de uma hora, e levou o público à gargalhada.
Duas presenças ilustres se destacaram no palco das autoridades. Ao lado do prefeito Sabino, estava, o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, e o deputado federal Cláudio Vignatti. O parlamentar é o responsável pela captação dos recursos que possibilitaram a construção da maior obra dos 47 anos de Itapema, o Parque Calçadão.
UNOPress