Barra Velha – A importância da Apicultura e os custos para implantar a produção de mel entre os produtores rurais barravelhenses serão os temas tratados durante a 1ª Feira de Integração Rural de Barra Velha, que acontece neste final de semana (dias 18 e 19 de julho), no salão comunitário de Medeiros. A palestra inicia às 15h, e de acordo com o engenheiro agrônomo Tamio Kida, da Secretaria de Agricultura e Pesca da Prefeitura, será a oportunidade para saber mais sobre a atividade, seus custos e cuidados no processamento, higiene e estocagem do mel.
A palestra será feita pelo biólogo Carlos Edison Orenha, da Epagri, o qual coordena em Florianópolis o projeto Cidade das Abelhas, e abrirá espaço para debates e perguntas sobre a Apicultura. Segundo a Epagri e também a Secretaria de Agricultura e Pesca, esta será a oportunidade de valorizar outras alternativas de produção, já que a agricultura de Barra Velha é fortemente baseada na bananicultura.
Além das palestras, uma ampla programação de eventos e exposições está sendo preparada para a 1ª Feira da Integração Rural, projeto que visa não só atrair visitantes na baixa temporada, mas principalmente estimular negócios entre produtores agrícolas do interior barravelhense, além de dar uma mostra dos cultivos nas comunidades rurais e da gastronomia local.
A feira será uma parceria com a Associação de Municípios do Vale do Itapocu (Amvali), que está apoiando a vinda de empresas interessas em expor e vender máquinas agrícolas e implementos. “Essa feira será um laboratório, um teste para criar um evento que valorize a economia do agricultor”, observa o secretário de Assuntos Econômicos, Bonifácio Suzuki.
Shows e “marca” do município
Já o prefeito Samir Mattar (PMDB) destaca que a intenção é promover um evento que não seja apenas de caráter econômico, visando o fechamento de negócios entre produtores rurais, mas também um evento festivo. A programação contará com cavalgadas, missa campeira, shows de sertanejo universitário e música gaúcha, além da eleição de uma rainha e gincana entre agricultores.
O festival terá ainda café colonial, exposição de hortaliças e produtos da agricultura familiar local, almoço típico e a escolha do concurso “Marca de Barra Velha”, visando a criação do logotipo que se transformará num selo a ser impresso nos produtos feitos pelos agricultores do município, além dos produtos da pesca e do artesanato. O concurso conta com participação de estudantes da rede de ensino local. Haverá ainda um concurso de jardins mais bonitos e a presença da Biblioteca Itinerante Dolores Jimenez Hernandez, que levará obras de literatura para o salão comunitário de Medeiros, onde acontecerá a feira.
Programação da 1ª Feira de Integração Rural
Sábado, dia 18, a partir das 14h
· Exposição e venda de produtos agrícolas
· Debates sobre Agricultura – Participação Epagri
· Café Colonial com produtos barravelhenses
· Show de Sertanejo Universitário com Flávio e Ricardinho
Domingo, dia 19, a partir das 8h30
· Cavalgada saindo do Corpo de Bombeiros Voluntários
· Missa Campeira às 9h30
· Almoço Típico
· Premiação da “Marca de Barra Velha”
· Eleição da Rainha com entrega de prêmios
· Apresentação do Grupo de Arte “Chalana do Litoral”
· 1ª Gincana da Integração Rural
· Domingueira com Grupo Vaneraço
Fonte: Assessoría de Imprensa