domingo, dezembro 22, 2024

Após a estiagem Sul poderá enfrentar fortes temporais

Após dois meses com tempo seco, as chuvas retornaram ao Sul do País, que agora poderá enfrentar problemas com os temporais. De ontem para hoje, a passagem de uma frente fria trouxe acumulados de até 70mm ao Rio Grande do Sul, 40mm em Santa Catarina e 20mm no Paraná, o que ajudou a recuperar a umidade do solo em várias localidades. No entanto, a formação de um ciclone extratropical demonstra que as chuvas continuarão. Desde a madrugada, nuvens muito carregadas avançam pelo oeste e centro do Rio Grande do Sul.

Para hoje, a previsão é de pancadas de chuva e trovoadas em todo o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e interior do Estado do Paraná. Esperam-se intensos temporais entre o extremo noroeste do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná. No extremo oeste de Santa Catarina, região entre Chapecó e São Miguel D”oeste, o acumulado poderá passar dos 60mm apenas nesta noite. Além das chuvas fortes, há risco de queda de granizo e ventos em torno de 70km/h. Nas Capitais, apesar da previsão de pancadas de chuva e trovoadas, não são esperados grandes transtornos.

Amanhã (14), a previsão é de mais um dia com fortes temporais na Região Sul por conta do avanço da frente fria pelo continente e da presença do ciclone extratropical no oceano. As chuvas atingem boa parte da Região, com exceção do oeste do Rio Grande do Sul, onde uma massa de ar de origem polar já inibe a formação de nuvens carregadas. Segundo o meteorologista da Somar, Celso Oliveira, os grandes temporais irá concentrar-se sobre o norte do Rio Grande do Sul, boa parte de Santa Catarina e sul do Paraná. “Várias cidades do centro e oeste catarinense e do sul paranaense receberão mais de 100mm em apenas 24 horas, correspondendo a quase toda a média de chuvas do mês de maio”, alerta o meteorologista. Além disso, as rajadas chegam a 90km/h no oeste do Paraná e há grande risco de granizo entre Santa Catarina e o Paraná. Além do interior, as capitais Florianópolis e Curitiba também receberão chuvas fortes até o final do dia. Além das chuvas, a temperatura despenca ao longo do dia, fazendo com que a máxima não alcance os 20°C na maior parte das localidades.

A partir da sexta-feira (15), boa parte da Região Sul já será influenciada por uma massa de ar polar responsável pela volta do sol, além do declínio acentuado da temperatura. A mínima deve chegar a 5°C no alto da Serra Geral. E, apesar da previsão de um dia ensolarado, a temperatura permanecerá baixa ao longo de todo o dia. Praticamente toda a Região registrará uma máxima inferior a 20°C, sendo que no alto da serra Geral, a máxima não passará dos 11°C.

No sábado, o dia segue ensolarado, porém muito frio na maior parte dos Estados. A mínima chega a 1°C abaixo de zero na Serra Geral e 3°C nas partes mais baixas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, além do sul do Paraná. As geadas serão amplas na manhã de sábado na Região Sul. No domingo o tempo permanece seco e ensolarado e já não faz tanto frio.

UNOPress

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Seleção Brasileira: Problema dos Jogadores ou do Técnico?

A Seleção Brasileira de futebol enfrenta uma de suas...

Liderança Transformadora: Os 10 Melhores Prefeitos do Mundo

Pesquisa sobre os 10 melhores prefeitos do mundo destaca líderes que vão além das expectativas de seus cargo transformando suas cidades

Homem Casado e Sucesso Financeiro: Qual é a Relação?

A ideia de que homem casado têm mais sucesso...

O Que Darwin e Freud Diriam Sobre Amor e Paixão Hoje?

O amor e a paixão são temas que intrigam...