Nova Trento – A Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Nova Trento participou do 2º Fórum da Rede Cooperativa de Comunicação para Cultura de Prevenção de Desastre, que teve como tema “Uma nova percepção da mídia para a cobertura dos desastres”, sendo realizado pelo Departamento Estadual de Defesa Civil, na última segunda-feira, 22 de novembro. O evento aconteceu no Plenarinho da Assembleia Legislativa, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina.
Da solenidade de abertura participaram o gerente de prevenção da Defesa Civil, major Márcio Luiz Alves; o secretário executivo de Justiça e Cidadania, Justiniano de Almeida Pedroso, no ato representando o governador de Santa Catarina, e o coordenador-geral da Secretaria Nacional de Defesa Civil, Werneck Martins Carvalho, que representou a secretária nacional de Defesa Civil.
O Fórum, que acontece de dois em dois anos – a primeira edição foi em agosto de 2008, tem o objetivo de fortalecer as discussões e reflexões quanto à prevenção de desastres. Estimular o desenvolvimento de uma nova cultura de prevenção através de veículos de mídia, órgãos públicos e instituições sociais; e incentivar a co-responsabilidade pela qualidade da informação pública sobre a redução de desastres é o principal desafio.
Durante o evento, a Departamento de Defesa Civil lançou oficialmente o livro Comunicação em Desastres – A atuação da imprensa e o papel da assessoria governamental, das jornalistas Ana Paula Zenatti e Soledad Urrutia de Sousa. Os convidados e participantes do evento receberam gratuitamente exemplares dos livros.
O 2º Fórum foi marcado pelas discussões da mesa-redonda, que contou com a participação do gerente de prevenção da Defesa Civil SC, major Márcio Luiz Alves; da presidente da Associação Catarinense de Rádio e Televisão – ACAERT, Marise Westphal Hartke; do presidente da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina, Miguel Gobbi; e do jornalista José Augusto Gayoso. Durante uma hora e meia, os convidados e participantes trataram da comunicação em desastres, relembrando o desastre de 2008, e principalmente, discutiram como iniciar uma comunicação preventiva, que prepare a sociedade antes que os eventos adversos aconteçam.
Desastre 2008
As enchentes que assolaram Santa Catarina em novembro de 2008, provocaram a morte de 135 pessoas e o desaparecimento de duas. Em 22 de novembro, Santa Catarina sofria com a maior tragédia registrada no Estado, provocada por chuvas frequentes que duraram cerca de três meses, e atingiu mais de dois milhões de catarinenses. Um terço do território catarinense foi atingido pelas chuvas: 63 municípios catarinenses decretaram Situação de Emergência e 14 decretaram Estado de Calamidade Pública.