Joinville – A Secretaria de Assistência Social, por meio do programa de Inclusão Produtiva, vem acompanhando e capacitando desde o início de 2010 os integrantes de cinco grupos de separadores de lixo de Joinville, no total são 90 pessoas. A formação é voltada, principalmente, para técnicas de gestão e organização das associações e cooperativas.
A Fundema e as Secretarias de Assistência Social, Habitação e Infraestrutura estão construindo em conjunto a Política Pública Municipal de Resíduos Sólidos. Assim, a formalização dos grupos e adoção de sistemáticas de trabalho são etapas fundamentais para que os trabalhadores possam ser participantes das ações desta nova política.
A Associação Ecológica dos Catadores Recicladores de Joinville (Assecrejo) é apoiada pela Gerência de Geração e Renda. Com a assessoria recebida, a associação – que tem quatro polos de separação de lixo – já conseguiu formalizar a atividade garantindo a continuidade do trabalho e o aproveitamento das novas oportunidades que virão com a Política Pública Municipal de Resíduos Sólidos.
AI/Redação 24 horas