Balneário Piçarras – A partir da próxima semana, os moradores que foram atingidos pelas enxurradas que inundaram a cidade, em abril deste ano, podem solicitar o saque de até R$4.650 do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, o FGTS. A solicitação deve ser feita do dia 30 de novembro até 08 de janeiro, na Secretaria do Planejamento e Meio Ambiente (Seplam). O atendimento será feito as quartas-feiras, durante o período da tarde.
Para retirar o dinheiro, o trabalhador precisa comprovar que residia em um dos pontos de alagamento na época da enchente e não ter retirado recursos do FGTS em 2009. A Caixa Econômica Federal irá analisar a documentação e os laudos emitidos pela Defesa Civil no município para liberar o dinheiro. Também é preciso conferir a relação de ruas atingidas, que foi elaborada durante o período de emergência na cidade.
A documentação exigida pela Caixa é a seguinte (documentos originais e cópia) :
– Identidade e CPF
– Carteira de Trabalho com foto
– Cartão do PIS ou cartão do trabalhador
– Comprovante de residência em nome do trabalhador (datado até 120 dias antes do evento)
SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA
As chuvas que caíram sobre Balneário Piçarras nos dias 22 e 23 de abril afetaram mais de 4mil pessoas em todas as regiões da cidade e deixaram 240 desalojados e 48 desabrigados. No dia 28, o prefeito municipal Umberto Luiz Teixeira decretou estado de emergência, que foi reconhecido pelo Ministério da Integração Nacional em 16 de outubro. “Esse reconhecimento permite que a Caixa libere os recursos do FGTS para os atingidos”, explica Paulo Batista, secretário executivo da Defesa Civil no município.
Todos os bairros e localidades da cidade foram atingidos pelas cheias. De acordo com o levantamento da Defesa Civil, 4,8 mil pessoas foram afetadas de alguma maneira.
Fonte: Assessoria de imprensa