Videira – O tempo colaborou e centenas de pessoas compareceram ao Ato Cívico em homenagem à Pátria promovida pela Prefeitura de Videira e Secretaria Municipal de Educação. Durante duas horas, escolas municipais, estaduais e particulares, além de instituições do município, realizaram 15 apresentações, enaltecendo as belezas e as responsabilidades civis dos brasileiros.
A solenidade iniciou com os hasteamentos dos pavilhões nacional, estadual e municipal, que foram realizados respectivamente, pelo prefeito Wilmar Carelli, pelo diretor geral da SDR Videira – Clodomir Ribeiro e pelo presidente da Câmara de Vereadores – Lourenço Becker. “Este é um momento especial para reverenciarmos a história de nosso país e para estimularmos o espírito patriota em cada cidadão, por isso, a presença de todos neste ato é muito importante”, disse Carelli, ressaltando que no próximo ano a intenção é promover um grande desfile cívico. “Questões envolvendo a nova gripe e a infraestrutura local, impossibilitaram a realização do desfile, mas em 2010 realizaremos uma grande festa”.
Na sequência houve apresentações da Banda Municipal Sol-Lá-Si; do Grupo de Violões da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura; Academia Viva; Escolas Municipais Criança do Futuro – CAIC; Prefeito Waldemar Kleinubing; Joaquim Amarante; Fidélis Antônio Fantin; Prefeito Paulo Fioravante Penso; Vilson Pedro Kleinubing; Escola Estadual Professora Adelina Régis; Colégio Superação – UNOESC; Colégio Salvatoriano Imaculada Conceição; Lions Clube Videira Centro; e Centros Municipais de Educação Infantil Wellesley Gaio (CAIC) e Irmã Bonavita. “Todas as apresentações foram desenvolvidas com base no tema: Brasil, Justiça e Igualdade Social e despertaram a comunidade para uma importante reflexão em torno do exercício da cidadania”, disse oi secretário de Educação Roberto Maraschin Primo.
O Ato Cívico foi prestigiado ainda, pelo vice-prefeito Jorge Antonio Lopes Oliveira, vereadores e secretários municipais, além da comunidade. As solenidades alusivas à Semana da Pátria iniciaram no dia 1º de setembro. Diariamente foram realizados o hasteamento e arriamento das bandeiras, além de apresentações culturais.
Fonte: Assessoría de Imprensa