Itapema – No último sábado (23), a equipe de fiscalização da Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema (Faaci), em conjunto com a Polícia Militar do município, realizou uma ação para averiguar a provável existência de aves sendo mantidas em cativeiro, conforme denúncia anônima oferecida ao setor de fiscalização da Fundação.
Ao chegar aos locais indicados, as informações foram confirmadas, o que resultou na apreensão das seguintes espécies da avifauna: 1 rendeira, 2 canários da terra, 6 trinca ferros, 1 tangará, 1 sanhaçu, 2 gaturamos, 8 saíras, 2 coleiras (1 macho e 1 fêmea), 2 papagaios verdadeiros e 1 periquito, além de vários apetrechos utilizados para capturar as aves.
Os responsáveis pelos animais não possuíam registros dos mesmos sendo então autuados, onde o valor da multa, conforme a legislação ambiental, é de R$ 500,00, por animal.
Os animais estão sendo analisados pelos biólogos da Faaci e serão encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), da Polícia Militar Ambiental, de Florianópolis.
Fonte:Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapema