São Lourenço do Oeste – A equipe da Epagri de SLO, coordenado pelo responsável do escritório local Volmir Pinto de Oliveira entregaram na manhã desta quarta feira dia 12 de junho, para o prefeito Geraldino Cardoso e para o Secretário de Desenvolvimento rural Idalino Bampi, amostra do azeite de oliva, extraído da safra deste ano que ocorreu no mês de março.
Segundo Volmir o azeite é de excelente qualidade com apenas 0,4 de acidez, considerado ideal e dentro dos melhores padrões para o consumo.
O azeite lourenciano tem sabor frutado naturalmente, sem conservante e se mantém inalterado por um período muito longo.
Essa foi a quarta colheita realizada com sucesso na Unidade Experimental de SLO, implantada no Viveiro Municipal de mudas em convenio com a Epagri e Prefeitura Municipal no ano de 2006.
As unidades estão localizadas no meio Oeste e Oeste catarinense e a Unidade lourenciana, se destaca entre as melhores do Estado.
Neste ano, foram colhidos 2.300 quilos de azeitona, sendo que algumas plantas se destacaram, chegando a produzir até 50 quilos do fruto, considerado excepcional para uma planta com apenas 06 anos de idade.
O Prefeito Geraldino Cardoso, elogiou os funcionários da Epagri, pela dedicação e esforço em fazer da unidade lourenciana uma das melhores do estado, e prometeu continuar apoiando esse projeto que poderá se tornar mais uma excelente fonte de renda para os pequenos agricultores lourencianos.
Todo o fruto colhido em SLO foi encaminhado para a extração do Azeite de Oliva no Centro de Pesquisa para Agricultura Familiar da Epagri de Chapecó. As amostrar retornaram para SLO, que serão entregues as autoridades, lideranças e visitantes, para a divulgação do projeto e da cidade.