domingo, dezembro 22, 2024

Balneário Camboriú conquista ouro em Dança Popular no JASTI

Criciúma – Na estréia da modalidade das danças dos Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti), a Dança Popular foi o estilo escolhido. As apresentações foram marcadas pela alegria e disposição dos atletas da melhor idade. Os temas foram variados, danças culturais alemãs, italianas, espanholas e até indígenas foram apresentados. Além da dança polonesa, apresentada pela equipe de Criciúma/Afasc.

O primeiro lugar ficou com a cidade de Balneário Camboriú, que apresentou um número indígena. A cidade de Florianópolis ficou com a prata e Piratuba com o bronze. Criciúma ficou com o 7º lugar, com a sua típica dança polonesa do grupo de idosos da Afasc, do bairro Linha Batista.

Outras premiações foram realizadas na noite. Olguín Metz levou para casa o troféu de melhor coreógrafo pelas apresentações das cidades de Piratuba e Arabutã. O melhor figurino ficou com Fátima Folchini, de Balneário Camboriú.

Técnica e simpatia

Os jurados foram criteriosos na seleção. “Algumas pessoas pensam que por serem idosos eles são mais lentos e não tem o sincronismo necessário para fazer uma apresentação de dança digna de um campeonato”, afirmou o jurado especializado em danças populares, Marco Aurélio. Segundo ele, os Jasti são a prova de que a terceira é a melhor idade e também uma forma de as pessoas entenderem que eles são sim competitivos e dão o melhor de si nas apresentações. “Para nós a escolha é sempre difícil, pois levamos em consideração a composição coreógrafa, o figurino, a técnica corporal entre outros quesitos”, comentou Aurélio.

O coreógrafo Aleir Santos, da cidade de Lontras, disse que o importante é a amizade. “Apesar das limitações físicas o emocional faz com que eles consigam desenvolver os movimentos necessários. Eles têm uma persistência invejável e comparecem a todas as aulas sem falta, estão com a agenda cheia de apresentações marcadas com a nossa invernada”, afirmou Santos.

Com todas essas atividades cardiovasculares é preciso uma atenção especial com a saúde. Uma ambulância foi colocada à disposição do evento de forma preventiva. “Estamos aqui para medir a pressão, sempre acompanhando os atestados médicos que eles trazem consigo. Também colaboramos com medicamentos se necessário”, disse Adriana Boeira, enfermeira da Comissão Central Organizadora (CCO).

A presidente da Afasc, Bebel Búrigo, comenta que o resultado foi muito positivo. “Sabemos que eles deram o melhor deles e entraram na competição para se divertir. Amanhã temos mais dança e queremos a torcida de todos”, salientou a presidente.

Os Jasti são uma realização da Fundação Catarinense de Esportes (Fesporte), Fundação Municipal de Esportes (FME) e conta com o apoio da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc).

Foto © Neka Dal Pont
Susane Meireles
UNOPressPress

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Alegria para Tereceira Idade e Clubes de Mães em Arroio do Silva

Balneário Arroio do Silva viveu momentos de muita alegria...

Sushi com Carne Bovina é Destaque em Restaurante de Itapema

O Alma Gastro e Bar, localizado no Sofistic Hotel...

Café da Manhã nas Alturas: Experiência Única em Balneário Camboriú

Comece seu dia com uma experiência inesquecível em Balneário Camboriú! Desfrute de um delicioso café da manhã com vista panorâmica da cidade na FG Big Wheel. Reserve já seu lugar!

Inovação Gerenciada com IA: O Futuro da Liderança nos Negócios

A inovação não deve ser um acaso, mas um...