Balneário Camboriú – Conferência Estadual de Cultura, que aconteceu na capital catarinense, quarta-feira (25), reuniu aproximadamente 450 participantes de todo o estado na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina – Fiesc, que segundo a organização do evento, este ano superou expectativas quanto ao número de participantes.
Estiveram representando o município o diretor da Fundação Cultural, Rodrigo Silveira, o produtor cultural da região da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí – Amfri, Vandelei Lazarotti, juntamente com o delegado eleito na 1a Conferência Municipal de Cultura de Balneário Camboriú, Luciano Pedro Estevão e o delegado suplente João Peters, que ficaram satisfeitos com a organização do evento e com a relevância dos temas abordados. No encontro, defenderam as diretrizes aprovadas democraticamente na 1a Conferência Municipal de Cultura de Balneário Camboriú, buscando mais incentivo e recursos financeiros à cultura.
A presidente da Fundação Cultural Catarinense e do Comitê Executivo da Conferência, Anita Pires, ressaltou o preparo do estado catarinense em criar seu sistema estadual de cultura, e registrou, na ocasião, que a Fundação Cultural Catarinense fez a entrega da cartilha “O que é Sistema Municipal de Cultura”, com informações importantes referentes ao tema, aos participantes da 2a Conferência.
Na capital foram escolhidas as diretrizes que serão levadas à Brasília e os 44 delegados que representarão Santa Catarina, sendo 14 delegados do poder público e 30 delegados da sociedade civil, além de agentes culturais. Entre os eleitos, o representante de Balneário Camboriú, Luciano Pedro Estevão, que fará parte da comitiva que irá à Brasília em março de 2010, na Conferência Nacional de Cultura.
Fonte: Assessoria de imprensa