Manaus – Unidades básicas de saúde de Barra Velha iniciam a campanha nacional de vacinação contra o HPV, terceiro tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e principal causa do câncer de colo do útero para meninas de 11 a 13 anos.
No ESF Centro, no primeiro dia da campanha, 50 adolescentes haviam recebido a dose. A unidade básica de saúde tem horário de atendimento das 7h às 19h. Na parte da tarde, as adolescentes foram recebidas pela Enfermeira Vera Bonkoski e pela vacinadora Kiriane Prince Candeias, que forneceram todas as informações antes de realizar a vacina. Durante o processo de vacinação, um lanche é oferecido às meninas para evitar e amenizar possíveis reações.
Sobre a vacina contra o HPV
A vacina disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) é a chamada quadrivalente, usada na prevenção contra quatro tipos de HPV: 6, 11, 16 e 18. Dois deles, o 16 e 18, correspondem a 70% dos casos de câncer de colo de útero. O 6 e 11 estão presentes em 90% dos casos de verrugas genitais.
Cada menina deve receber três doses da vacina para estar imunizada contra o HPV. Após a primeira dose, a segunda deve ser feita em seis meses e a terceira após cinco anos da primeira dose. A vacina tem eficácia comprovada para mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e não tiveram nenhum contato com o vírus.
Foto: Gaspar Toscan
UNOPress