domingo, dezembro 22, 2024

Barra Velha recebe Plano Municipal de Saneamento Básico

Barra Velha – O prefeito Samir Mattar (PMDB) recebeu da empresa Ampla Consultoria e Planejamento, de Florianópolis, o documento que estabelece as diretrizes necessárias para a cidade estabelecer as ações necessárias ao que a legislação exigem em termos saneamento básico. O “Plano de Saneamento Básico” de Barra Velha foi entregue nesta sexta-feira, 24 de setembro, no gabinete de Samir, pelos técnicos da consultoria.

O documento, que custou R$ 77.400, com recursos da Secretaria Municipal de Planejamento, estabelece o plano de trabalho para Barra Velha desenvolver ações no setor, com a caracterização geral do município, aspectos físicos, ambientais e de infra-estrutura, além da caracterização sanitária da cidade.

Segundo o prefeito Samir, o documento é importante passo para o planejamento da cidade, e com ele, Barra Velha cumpre a meta estabelecida pelo Ministério das Cidades de, ainda em 2010, entregar o Plano Municipal de Saneamento ao Governo Federal.

“Se não atendêssemos a essa exigência federal, a cidade de Barra Velha ficaria sem o repasse de recursos de Brasília já a partir do ano que vem”, observa Samir. “E estamos entregando essa documentação com pelo menos 90 dias de antecipação em relação ao prazo dado”, acrescenta.

A Consultoria Ampla foi a vencedora de licitação local para a elaboração do plano. No documento, entregue pelo consultor Paulo Mência, ela mostra qual a cobertura atual do abastecimento de água e esgoto da cidade, a cobertura da coleta e tratamento dos resíduos sólidos domiciliares e até mesmo índice de mortalidade no município. Samir lembra que houve duas audiências públicas em Barra Velha, em maio e julho deste ano, para a comunidade acompanhar o andamento do plano e dar sugestões.

Projeções
 
O levantamento entregue oferece ainda uma projeção demográfica para as áreas residencial e rural do município (Barra Velha, atualmente com 22 mil habitantes, terá 28 mil moradores em 2020, segundo esta projeção), e faz um prognóstico das necessidades para o sistema de abastecimento de água e suas metas, trazendo também informações sobre São João do Itaperiú. “A questão da qualidade da água também é detalhada”, observa o secretário de Planejamento, Eurides dos Santos.

Agora, segundo o prefeito Samir, de posse dessa documentação, Barra Velha já pensa numa proposta de decreto para aprovação do plano junto à Câmara de Vereadores, além dos projetos de lei visando o marco regulatório do novo sistema de saneamento local e de aprovação do plano por parte do Legislativo. Essa documentação será enviada nos próximos dias para o Poder Legislativo. Após a legislação aprovada, a Prefeitura começa a trabalhar na questão da definição do sistema de abastecimento de água que assumirá os serviços em Barra Velha.

UNOPress

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Alegria para Tereceira Idade e Clubes de Mães em Arroio do Silva

Balneário Arroio do Silva viveu momentos de muita alegria...

Sushi com Carne Bovina é Destaque em Restaurante de Itapema

O Alma Gastro e Bar, localizado no Sofistic Hotel...

Café da Manhã nas Alturas: Experiência Única em Balneário Camboriú

Comece seu dia com uma experiência inesquecível em Balneário Camboriú! Desfrute de um delicioso café da manhã com vista panorâmica da cidade na FG Big Wheel. Reserve já seu lugar!

Inovação Gerenciada com IA: O Futuro da Liderança nos Negócios

A inovação não deve ser um acaso, mas um...