O Laboratório Ghanem Mulher incentiva a prática de atividade física; Corrida Mulheres na Pista
Joinville (Junho/2019 – A qualidade de vida está associada a hábitos saudáveis, como a prática de atividade física no dia a dia combinada à alimentação adequada. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou em seu último estudo, de 2015, que Santa Catarina é o segundo estado onde mais se pratica atividade física no país. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), 28,6% da população faz algum tipo de exercício, atrás apenas do Amazonas (32,3%).
Para incentivar ainda mais a prática de atividade física, o Ghanem – laboratório Dasa que possui uma unidade de atendimento exclusiva para as mulheres, o Ghanem Mulher – será o principal patrocinador da Corrida Mulheres na Pista, evento que ocorre no próximo dia 30 de junho, em Joinville. A prova terá percursos de 3,5k de corrida e de caminhada, e de 6k de corrida, além de corrida kids (essa última para meninas e meninos com idade entre quatro e 13 anos).
Na entrega dos kits para as corredoras, marcada para o dia 29 de junho, serão arrecadadas doações de alimentos não perecíveis para a Rede Feminina de Combate ao Câncer. Todos os produtos serão destinados para 15 mulheres carentes que estão em tratamento contra a doença e que passam por dificuldades financeiras.
A seguir, Myrna Campagnoli, diretora médica do Ghanem, enumera 10 benefícios que a atividade física proporciona ao corpo e à mente quando incluída na rotina.
Benefícios de 30 Minutos de Exercícios Diários
1) Diminui a pressão arterial
Dentre os principais benefícios da atividade física está a melhora cardiovascular, isto é, o melhor desempenho do coração. Isso se aplica tanto ao condicionamento físico mais efetivo quanto à diminuição da pressão arterial.
2) Combate o diabetes e as alterações no colesterol
A prática regular de atividade física auxilia na redução do LDL (colesterol ruim) e na melhora do HDL (colesterol bom). Além disso, diminui a obstrução de vasos sanguíneos e a captação de glicose, o açúcar utilizado pelo organismo, o que ajuda a reduzir o risco de diabetes.
3) Melhora a capacidade respiratória
Quanto maior a intensidade do exercício, maior é a quantidade de oxigênio necessária para a inspiração, fazendo com que o ar entre pelos pulmões, pelo nariz e também pela boca. À medida que o nível de condicionamento físico aumenta, a respiração tende a melhorar e se torna menos ofegante e cansativa.
4) Fortalece ossos e articulações
Por trabalhar principalmente os membros inferiores, a atividade física fortalece as panturrilhas, as coxas e o bumbum. Outro benefício é a redução da flacidez e do acúmulo de gordura localizada.
5) Ajuda no emagrecimento
A aceleração do metabolismo é o principal fator para a queima de gordura acumulada. A atividade física acelera o metabolismo, pois aumenta a produção dos hormônios tireoidianos T3 e T4, que proporcionam a queima mais rápida de gorduras.
6) Ajuda a regular o sono
Uma boa noite de sono pode reduzir o surgimento de diversas doenças e amenizar os efeitos do estresse e da ansiedade causados pela rotina exaustiva. A corrida produz substâncias que relaxam o corpo e que proporcionam uma melhor qualidade do sono.
7) Diminui a ansiedade e o estresse
O esporte é um aliado no combate à ansiedade e à depressão, pois libera hormônios como endorfina e serotonina, responsáveis pela sensação de bem-estar. Também aumenta os níveis de neurotransmissores como a dopamina, conhecida como o hormônio do prazer e da felicidade.
8) Ajuda a minimizar os efeitos da tensão pré-menstrual
O estrogênio e a progesterona passam a ter influência sobre o funcionamento do corpo feminino desde a menarca (primeira menstruação). A prática de algum tipo de atividade física proporciona o aumento da produção de beta-endorfina – hormônio vasodilatador que atenua as cólicas menstruais.
9) Reduz os impactos da menopausa sobre o corpo
A prática recorrente de algum tipo de esporte, depois dos 50 anos, estimula a produção de hormônios que auxiliam na recuperação muscular e na manutenção das massas magra e óssea. Exercícios físicos frequentes retardam o envelhecimento arterial e diminuem a gordura corporal.
10) Ajuda na prevenção de infecções ginecológicas
Um dos fatores que contribuem para o desenvolvimento de infecções ginecológicas é a queda da imunidade, o que favorece os agentes causadores de doenças, como a candidíase. A prática regular de atividade física auxilia na melhora dos níveis de imunidade do organismo.
Serviço:
Corrida Mulheres na Pista
Quando: 30 de junho de 2019
Distâncias: 3,5k de caminhada, 3,5k e 6k de corrida e corrida kids para crianças com idade entre quatro e 13 anos
Largada: às 7h, em frente ao Laboratório Ghanem Mulher
Endereço: Rua Lages, 757 – Bairro América
Mais informações www.mulheresnapista.com.br
Jaqueline Dubas/Bowler
www.bowler.com.br
UNOPress