Blumenau – A Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras (Semob) pretende inaugurar durante o primeiro trimestre de 2010, as 10 ruas (ver tabela), todas que Sistema de Mutirão e que tiveram ordens de serviços assinadas no decorrer do ano passado. A partida vai ser dada no próximo dia 03 de fevereiro, com a entrega da pavimentação da rua Margareth Bennertz, bairro Badenfurt, beneficiando 35 famílias da localidade.
Quando concluídas, as vias, localizadas em vários bairros da cidade, vão proporcionar melhores infraestruturas para 258 famílias. O investimento total para a viabilização das obras é de R$ 1.242.785,70 com a contrapartida da Prefeitura de R$ 728.376,29. Segundo Rogério Alves de Oliveira, gerente de Obras Comunitárias da Semob, as obras já iniciaram em todas as 10 ruas.
A maioria já está com a drenagem (tubulação e boa de lobo) concluída. Outras, como as ruas Curt Scheidemantel, bairro Itoupavazinha e Rodolpho Fischer, bairro Itopava Central, os trabalhos iniciaram na última semana de dezembro de 2009.
Ruas do Calote: A lista de obras de pavimentação pelo Sistema de Mutirão em andamento ainda inclui duas ruas do Calote: Frederico Schlei e Irmgard Schramm, ambas localizadas no bairro Itoupava Norte. São as últimas das 22 no total – herdadas pela atual administração. Para solucionar o problema, o Prefeito João Paulo Kleinübing cumpre promessa assumida junto à comunidade de pavimentar todas durante o seu governo.
Atualmente, com o sistema de conta poupança em nome da rua, com a responsabilidade de sua administração pela sua comissão. Com isso, a comunidade não corre o risco de pagar diretamente para a empreiteira, sendo que muitas das quais, não executavam o serviço contratado.
Como funciona: O Sistema de Mutirão viabiliza melhorias de qualidade de vida nas localidades e agilidade das obras. A parceria é feita em pavimentações das ruas com lajotas sextavadas e pavimentação asfáltica. Além desse material, a comunidade participa com a mão-de-obra. A Prefeitura arca com abertura de cancha e drenagem pluvial, areia, meio fio, áreas verdes e áreas públicas, ou seja, escolas, CEIs, ESFs e outros.
A contrapartida da administração na parceria representa entre 50% e 60% do valor da obra. Para a execução da obra pelo Sistema de Mutirão é necessária a adesão de, pelo menos, 80% da comunidade, conforme a Lei Municipal nº 4.868.
Fonte: Assessoria de imprensa