Caçador – O sonho de sediar novamente os Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC) após 34 anos reiniciou na manhã desta quarta-feira (11) em Caçador. Isso porque técnicos da Fesporte – Federação Catarinense de Esportes – estão no município para análise técnica da estrutura dos locais de competições visando os jogos de 2012. Caçador e Joinville estão na disputa e o resultado será divulgado no próximo mês, em Brusque, durante a 50ª edição.
Antes da visitação, os profissionais se reuniram com o prefeito Saulo Sperotto e o vice Lucir Christ, com o secretário regional Gilberto Comazzetto e com o vice-presidente regional da Fiesc e presidente da Funiarp, Gilberto Seleme, além do presidente da Fundação Municipal de Esportes, Beto Ferrraz, da presidente da CDL, Leila Romão, e outras pessoas ligadas ao esporte. O objetivo da reunião foi constatar o envolvimento coletivo em busca desta conquista.
Depois de várias tentativas para sediar o JASC, o prefeito Saulo Sperotto destacou que Caçador está preparado para receber a competição em 2012. Para ele, o município tem representação institucional e política para trazer os Jogos e condições para realizá-los com sucesso. “É um sonho de muitos anos e que por várias vezes bateu na trave porque tentamos apenas pela emoção. Agora, estamos trabalhando com a emoção, à vontade e a razão, e este tripé que nos torna preparados e fortalecidos para vencer esta disputa. Sabemos que é preciso de investimentos e dentro das nossas limitações financeiras vamos fazê-los, além disso, buscaremos parcerias para este sonho se torne realidade”, afirma Sperotto.
Saulo lembrou da única vez que Caçador foi sede dos JASC, ainda em 1978. “Era um garoto e lembro como aqueles jogos foram contagiantes. Não tenho dúvidas de que em 2012 será a mesma emoção, que marcará a vida de muita gente” completa.
Gilberto Seleme e Leila Romão enalteceram a importância destes Jogos para a região de Caçador e colocaram as entidades que representam à disposição para colaborar com o evento. Seleme já deixou à disposição a estrutura do complexo do SESI e a Uniarp. “Caçador, hoje, é o 16º colégio eleitoral do estado, decide e influencia uma eleição. É uma região que mostrou sua capacidade de desenvolvimento e entrou definitivamente no mapa de Santa Catarina. Estes jogos serão a consolidação deste crescimento”, declara Seleme.
O presidente da Fundação Municipal de Esportes, Beto Ferraz, destacou a união de forças política e administrativa do município, independente de cores partidárias. “Todos defendem a mesma bandeira e isso é importante para o êxito neste desafio. Estamos trabalhando com carta branca, sem medir esforços para esta conquista”, ressalta.
O secretário regional Beto Comazzetto também colocou a estrutura do estado à disposição, afirmando que o compromisso está firmado, independente de quem assuma a secretaria no próximo ano.
A importância dos JASC para Caçador
Apesar de ser apenas uma visita técnica, os profissionais da Fesporte destacaram o envolvimento da comunidade caçadorense em prol deste projeto. “Vocês devem levar essa emoção e vontade de sediar os JASC na plenária do Conselho, quando será definida a cidade sede, mostrando que esta conquista tem uma representação muito maior para Caçador do que para Joinville. De antemão podemos destacar que este envolvimento é muito importante e, por Caçador ser sede dos Joguinhos Abertos do próximo ano, já sai na frente nesta disputa”, salientaram.
AI/Redação24Horas