Florianópolis – A Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC) inicia em março uma série de encontros culturais para ampliar a discussão sobre a produção audiovisual ligada às artes e à cultura no contexto das relações humanas e sociais. O “Café Antropológico” acontece nesta segunda-feira (18), às 20h, com exibição do filme “Seo Chico”, de José Rafael Mamigonian, e debate cultural na Casa das Máquinas, na Lagoa da Conceição. A atividade, com entrada franca, é realizada em parceria com o Núcleo de Antropologia Visual e Estudos de Imagem (NAVI) e o Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS), da Universidade Federal de Santa Catarina.
Participam do primeiro encontro o antropólogo Alex Vailati e a historiadora Gabriella Pieroni. Com doutorado em Antropologia e Etnologia, Vailati produziu o documentário etnográfico “Slow Walker” (2012), que aborda formas de expressão artística adotadas por negros segregados pelo regime do Apartheid, na África do Sul. Já, a historiadora Gabriella Pieroni é articuladora do Ponto de Cultura Engenhos de Farinha e integrante do Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo (Cepagro), organização não governamental que atua no apoio à agricultura familiar.
Na ocasião será exibido o filme “Seo Chico, Um Retrato”, de Rafael Mamigonian. O documentário aborda o cotidiano de Francisco Thomaz dos Santos, dono de um antigo engenho na Ilha de Santa Catarina onde fabricava farinha de mandioca e produzia cachaça. O filme mostra a rotina do lavrador, a partir de depoimentos dele coletados em vários encontros com a equipe de filmagem. Seo Chico foi assassinado em 1996, em circunstâncias misteriosas.
O encontro Café Antropológico será realizado quinzenalmente, na Casa das Máquinas, integrando o projeto Território das Artes, lançado pela Fundação Franklin Cascaes nas comemorações do aniversário da cidade. A iniciativa abrange ações culturais continuadas em diferentes áreas com o objetivo de ocupar e qualificar equipamentos culturais e espaços públicos no município. O projeto pretende incentivar a produção artística em Florianópolis e proporcionar aos moradores o contato, reflexão, compreensão e reconhecimento das artes e da cultura, sob um novo olhar de apreciação estética.
O quê: Café Antropológico / Território das Artes
Debate cultural e exibição do filme Seo Chico, Um Retrato
(Doc /95’/ SC/ 2005) – Direção: Rafael Mamigonian
Quando: segunda-feira (18) – 20h
Onde: Casa das Máquinas / Centro Cultural Bento Silvério
Rua Henrique Veras Nascimento, 50
Lagoa da Conceição
(48) 3232-1514
Quanto: gratuito
Dieve Oehme
UNOPress